BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 23 de março de 2013

Trabalho escravo: É sempre assim, eles nunca sabiam de nada.


Folha de S.Paulo - Mercado - Empresa afirma também ter sido vítima de exploração de bolivianos - 23/03/2013

DE SÃO PAULO

A Gep fez questão de anotar no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que assinou a seguinte observação: que "desconhecia as condições de trabalho" dos funcionários que costuravam as peças por ela comercializadas.

Segundo o representante da empresa, Nelson Volpato, a empresa sentia-se "segura com o fato de a fornecedora de serviços ser credenciada pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que, em princípio, deveria assegurar a inocorrência do trabalho degradante".

Bolivianos em SP obtêm carteira profissional e indenização de R$ 25 mil
Bolivianos resgatados recebiam R$ 1,20 por calça e só falavam entre si

Em entrevista à Folha, o advogado da Gep, Carlos Kauffmann, disse que a Gep tem mais de 60 fornecedores de serviços cadastrados.

Ele afirmou que a empresa, apesar de estar há décadas estabelecida no ramo da confecção de roupas, mudou seu foco de atuação.

Cuida da gestão de suas marcas e das lojas (comercialização dos produtos), deixando a fase da indústria (produção das roupas) a cargo de fornecedores contratados, "devidamente credenciados pela ABVTEX [Associação Brasileira do Varejo Têxtil]".

Segundo Kauffmann, no caso específico que gerou a fiscalização e o TAC, o fornecedor contratado era a Silobay do Brasil Confecções Indústria e Comércio, empresa que vinha com o selo de qualidade da ABVTEX.




Fiscal da Receita Federal inspeciona oficina de costura no Brás Leia mais

"A Gep foi ludibriada. Também é vítima de agentes inescrupulosos atuando nesse mercado", disse. Questionado sobre o motivo pelo qual a Gep concordou em pagar as multas por danos morais e os custos das rescisões contratuais, Kauffmann disse que a empresa o fez por razões humanitárias. "De outra forma, os trabalhadores poderiam ficar esperando anos."

Mas, segundo ele, a Gep pretende passar a conta para a Silobay. Ontem, durante a cerimônia de pagamento dos trabalhadores, via-se uma sacola de compras com o logotipo da Luigi Bertolli, uma das marcas da Gep, de onde o pessoal do Ministério do Trabalho retirava envelopes de dinheiro vivo que eram entregues a cada boliviano da oficina do Belenzinho.

A desembargadora Ivani Contini Bramante, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, representante do Conselho Nacional de Justiça, e a juíza Patrícia Therezinha de Toledo, da Vara Itinerante de Combate ao Trabalho Escravo, que acompanharam a fiscalização, disseram que a Gep "deu um exemplo aos empresários do setor, ao assumir sua responsabilidade social diante da situação dos trabalhadores".

Segundo as duas, "o trabalho em condições degradantes seria muito mais facilmente combatido se todas as empresas agissem com a prontidão mostrada pela Gep uma vez informada dos resultados da fiscalização".

En nota, a ABVTEX informou que a confecção nunca constou no sistema da Certificação de Fornecedores - ABVTEX como fornecedor certificado. A associação disse que auditoria realizada em 21 de janeiro de 2013, concedeu ao fornecedor um "atestado de participação" no programa --"e não 'certificação provisória', como alguns informam".

"A associação informa que o programa certifica confecções e não as empresas associadas", completou a ABVTEX.

A Folha tentou contatar a Silobay nos telefones que aparecem na internet como sendo da empresa. Não conseguiu.

(LAURA CAPRIGLIONE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário