A iniciativa é uma forma de levar mais médicos para o interior do país.
O ministro da saúde, Alexandre Padilha, chegou a Belém no início da manhã desta terça-feira (12). Ele dará a aula inaugural aos médicos que atuarão no estado pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Após a aula o ministro fará uma visita a Unidade de Saúde da Família na ilha do Combu.
Os médicos vão cursar especializações de atenção básica e receberão uma bolsa federal de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa é uma forma de levar mais médicos para o interior do Brasil e do Pará. O ministro dará aula inaugural para orientar os profissionais que trabalharão nas unidades básicas do Estado.
Na ocasião, haverá uma apresentação sobre o funcionamento do SUS e do programa. Em todo o País, o Provab promoverá a atuação de 4.392 médicos nos serviços de Atenção Básica, beneficiando a população de 1.407 municípios.
De acordo com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PA), 178 médicos se inscreveram no Provab, porém apenas 97 se apresentaram para trabalhar nas unidades básicas de saúde em 34 municípios paraenses.
Os médicos atuarão nos municípios de Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Augusto Corrêa,Bannach, Barcarena, Belém, Benevides, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal,Colares, Conceição do Araguaia, Curuçá, Igarapé-Açu, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio,Medicilândia, Muaná, Novo Repartimento, Óbidos, Parauapebas, Portel, Redenção, Santa Bárbara, Santarém, Santo Antônio do Tauá, São Félix do Xingu, São João da Ponta,São Miguel do Guamá, Soure, Tailândia. Tucuruí e Vigia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário