O Blog da Ana Júlia nos chama atenção de que já poderíamos estar próximos do fim da implantação do programa Ação Metrópole, cuja o cronograma inicial das obras previa sua conclusão em 2013. Se isso tivesse acontecido, estaríamos hoje perto de resolver os problemas de trânsito da região metropolitana de Belém. Entretanto, o que estamos vivenciando é um caos diário que não tem data para terminar, já que, bem longe disso, está só começando.
Não fosse pelo equívoco do governador Jatene em paralisar as obras e reagendá-la para satisfazer o calendário eleitoral, o ex prefeito D. Costa não teria 'atravessado' o Programa Ação Metrópole com a implantação de seu projeto relâmpago e despropositado de BRT, o que não só pouparia a população de Belém de um rombo aos cofres do município como também não teria submetido toda população da região metropolitana a esse verdadeiro inferno que se transformou o nosso trânsito.
Infelizmente, mais uma vez a população é quem está 'pagando o pato' pela incompetência desse desgoverno tucano que só trouxe atraso e retrocesso para o Pará. Enquanto isso, o Programa Ação Metrópole vai sendo adiado indistintamente; a inauguração da Nova Santa Casa que Jatene recebeu com obras em adiantado andamento e recursos garantidos vai sendo protelada por mais de três anos, a despeito das mortes de crianças e mães diariamente por falta de atendimento; a segurança pública está em frangalhos, em estado alarmante, fruto do abandono da política de policiamento comunitário que deu resposta positiva no governo passado; sem falar na desindustrialização do estado, onde a implantação da ALPA, que seria uma grande salto para o futuro, foi completamente abandonada e com ela o pólo minero-siderúrgico em Marabá; e por aí vai a indesejada lista. Lamentável !!
Confira abaixo, as postagens do blog da Ana Júlia:
Governo adia mais uma vez prolongamento da João Paulo II
Uma nota na coluna Repórter 70 da edição de hoje do jornal O Liberal dá uma triste sinalização para o povo da região metropolitana. O transtorno que é deslocar-se, seja de transporte público ou de veículo particular ainda está longe de chegar ao fim. Segundo a nota, o início das obras de prolongamento da Avenida João Paulo II, inicialmente previsto para janeiro, depois adiado para março, deverá acontecer apenas no segundo semestre.
Parte do programa Ação Metrópole, o prolongamento da avenida criará uma alternativa de acesso entre as cidades de Belém e Ananindeua. A obra prevê a ampliação da via no trecho entre a passagem Mariano e a rua Ricardo Borges, em Ananindeua e a preparação desta para a interligação com o Viaduto do Coqueiro, criando assim uma novo acesso à BR 316 e à rodovia Mário Covas. Deixamos prontos o projeto executivo, o relatório de impacto ambiental e o projeto de assentamento das famílias deslocadas. No total, serão construídos mais de 4,7 km de vias.
Esta obra seria financiada com recursos da agência de cooperação internacional japonesa JICA. O empréstimo, apresentado ao poder legislativo em 2010, não foi votado durante meu mandato por impedimento da oposição tucana. Ele foi aprovado somente em 2012. Sua construção é fundamental e complementar às outras etapas do projeto, como a criação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano.
Ação Metrópole
O programa Ação Metrópole é o maior e mais ousado programa de intervenção viária da cidade de Belém em toda sua história, comparável somente ao planejamento promovido pelo então intendente Antônio Lemos na virada dos séculos XIX e XX.
Consiste em diversas etapas, focadas na integração do sistema de transporte coletivo, criação de modais hidroviários e ampliação de vias. Com isso, o tempo de deslocamento seria reduzido, assim como o gasto com passagens, implantação do bilhete.
A primeira etapa do programa foi cumprida com êxito. Realizamos o prolongamento da avenida Independência, da rodovia Augusto Montenegro até a avenida Júlio César, com 4,7 km de extensão; construímos o elevado Gunnar Vingren, facilitando a conversão entre as avenidas Júlio César e Independência; construímos o elevado Daniel Berg, no cruzamento das avenidas Pedro Álvares Cabral, acabando com um ponto de congestionamento e facilitando o acesso Icoaraci-Almirante Barroso e Icoaraci-Centro; melhoria e sinalização da rodovia Arthur Bernardes, num trecho de 14 km de extensão, facilitando o acesso Icoaraci-Centro; construção do Terminal Hidroviário Luiz Rebelo, para abrigar linhas intermunicipais, interestaduais e o modal urbano.
Infelizmente, a eleição de Jatene ao governo botou tudo isso a perder. O atraso na aprovação do empréstimo e na assinatura do contrato com a JICA levou o ex-prefeito Duciomar Costa a criar, de forma oportunista um BRT municipal, e o resto da história todos conhecemos. O adiamento de sua conclusão para 2016 é criminoso e trás muitos prejuízos para a população. E pensar que poderíamos estar concluindo tudo ainda neste de 2013.
Uma nota na coluna Repórter 70 da edição de hoje do jornal O Liberal dá uma triste sinalização para o povo da região metropolitana. O transtorno que é deslocar-se, seja de transporte público ou de veículo particular ainda está longe de chegar ao fim. Segundo a nota, o início das obras de prolongamento da Avenida João Paulo II, inicialmente previsto para janeiro, depois adiado para março, deverá acontecer apenas no segundo semestre.
Parte do programa Ação Metrópole, o prolongamento da avenida criará uma alternativa de acesso entre as cidades de Belém e Ananindeua. A obra prevê a ampliação da via no trecho entre a passagem Mariano e a rua Ricardo Borges, em Ananindeua e a preparação desta para a interligação com o Viaduto do Coqueiro, criando assim uma novo acesso à BR 316 e à rodovia Mário Covas. Deixamos prontos o projeto executivo, o relatório de impacto ambiental e o projeto de assentamento das famílias deslocadas. No total, serão construídos mais de 4,7 km de vias.
Esta obra seria financiada com recursos da agência de cooperação internacional japonesa JICA. O empréstimo, apresentado ao poder legislativo em 2010, não foi votado durante meu mandato por impedimento da oposição tucana. Ele foi aprovado somente em 2012. Sua construção é fundamental e complementar às outras etapas do projeto, como a criação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano.
Ação Metrópole
O programa Ação Metrópole é o maior e mais ousado programa de intervenção viária da cidade de Belém em toda sua história, comparável somente ao planejamento promovido pelo então intendente Antônio Lemos na virada dos séculos XIX e XX.
Consiste em diversas etapas, focadas na integração do sistema de transporte coletivo, criação de modais hidroviários e ampliação de vias. Com isso, o tempo de deslocamento seria reduzido, assim como o gasto com passagens, implantação do bilhete.
A primeira etapa do programa foi cumprida com êxito. Realizamos o prolongamento da avenida Independência, da rodovia Augusto Montenegro até a avenida Júlio César, com 4,7 km de extensão; construímos o elevado Gunnar Vingren, facilitando a conversão entre as avenidas Júlio César e Independência; construímos o elevado Daniel Berg, no cruzamento das avenidas Pedro Álvares Cabral, acabando com um ponto de congestionamento e facilitando o acesso Icoaraci-Almirante Barroso e Icoaraci-Centro; melhoria e sinalização da rodovia Arthur Bernardes, num trecho de 14 km de extensão, facilitando o acesso Icoaraci-Centro; construção do Terminal Hidroviário Luiz Rebelo, para abrigar linhas intermunicipais, interestaduais e o modal urbano.
Infelizmente, a eleição de Jatene ao governo botou tudo isso a perder. O atraso na aprovação do empréstimo e na assinatura do contrato com a JICA levou o ex-prefeito Duciomar Costa a criar, de forma oportunista um BRT municipal, e o resto da história todos conhecemos. O adiamento de sua conclusão para 2016 é criminoso e trás muitos prejuízos para a população. E pensar que poderíamos estar concluindo tudo ainda neste de 2013.
E mais...
Ação Metrópole deveria estar em fase final de implantação
De acordo com o planejamento inicial do Ação Metrópole, o deveriam estar em execução neste momento as suas etapas finais, com a implantação do BRT na região metropolitana, prolongamento da João Paulo II até a Alça Viária, duplicação da Rua da Marinha e sua interligação com a BR e João Paulo II via elevado, duplicação da Rua da Yamada e Rodovia do Tapanã e extensão da Avenida Independência até a Alça Viária, como se vê na imagem ao lado.
Infelizmente, a inação do desgoverno Jatene e sua disposição de ter transformados todas as suas ações em calendário eleitoral estão fazendo o paraense "penar" em kilômetros diários de engarrafamentos, acidentes e demais transtornos que o trânsito provoca, além de diversos prejuízos emocionais e financeiros. Quanto tempo isso ainda vai durar? Segundo eles, até 2016. Pelo menos...
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