BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 12 de março de 2013

Blog da Ana Júlia: Saúde: investir em atenção básica é preciso

Blog da Ana Júlia: Saúde: investir em atenção básica é preciso

Aproveito a oportunidade aberta pelo evento promovido pelo Ministério da Sáude em Belém para debater uma quesão importante: o reforço da atenção básica em saúde.

A atenção básica em saúde é, por definição, responsabilidade do poder municipal. Consiste nos programas de combate à endemias, saúde da família e os famosos postos de saúde, que agora são chamados de Unidades de Saúde da Família. É na atenção básica que o SUS promove a medicina preventiva, ou seja trata os pequenos problemas de saúde, impedindo que se tornem grandes problemas, que demandem médicos especialistas, internação, exames complexos, etc.

No meu governo, para ajudar os municíspio do estado a desenvolver a atenção básica, promover a saúde da população e, com isso, desafogar a demanda em hospitais da capital, criamos o Programa de Reforço à Atenção Básica, que repassava recursos do Fundo Estadual de Saúde diretamente aos fundos municipais, para garantir o pagamento de despesas deste serviço.

O PABinho, como era carinhosamente chamado o repasse, ajudou e muito os prefeitos dos 143 municípios do Pará. Hoje, faz falta. Felizmente ações como esta do governo federal estão ajudando a melhorar a saúde pública em nosso estado, Porque, se o povo for esperar do desgoverno estadual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário