Governo apresenta ferrovia em Belém
LOGÍSTICA
Estrada de Ferro 151 ligará Açailândia, no Maranhão, a Vila do Conde, em Barcarena
Brasília
Da Sucursal
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza na próxima quinta-feira (14), no Hangar, em Belém, uma reunião participativa com autoridades do Estado, prefeitos, empresários e parlamentares da bancada federal para apresentação de maiores detalhes sobre o edital e contrato das obras do trecho ferroviário entre Açailândia (MA) e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, da Estrada de Ferro 151. O diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, também participará das discussões.
No encontro também serão abordados os Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) que vão fornecer as regras da concessão à iniciativa privada do trecho. As obras integram o Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal, anunciado em 2012.
A extensão até Barcarena da ferrovia entrou no Plano Nacional de Viação (PNV) em 2008, através de emenda apresentada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), quando o plano tramitou no Congresso Nacional. Nas emendas apresentadas, o parlamentar paraense aprovou ainda a ampliação da EF-151 até Curuçá, onde será construído o Porto de Espadarte, que está em estudo de viabilidade. Além disso, Flexa Ribeiro também articulou aprovação de outra emenda, criando a estrada de ferro entre Cuiabá, no Mato Grosso, e Santarém, no oeste do Pará. Essa ferrovia, EF-170, também já está em fase de estudos de viabilidade pelo Governo Federal.
No projeto original, a EF-151 em solo paraense iria somente de Açailândia até Belém. "Com a ampliação proposta e aprovada, atenderemos os portos de Vila do Conde e futuramente Espadarte. Isso vai garantir maior dinamismo econômico e atração de investimentos para todo o Estado, por conta da logística que teremos disponível. Além disso, reduz custo de transporte tanto para as empresas exportadoras como para a importação de insumos. Isso gera mais investimentos no Estado, mais emprego e mais renda", destacou Flexa Ribeiro.
LIGAÇÃO
O traçado da ferrovia, a partir de Açailândia, irá passar por Dom Eliseu, Ulianópolis, Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açú, Acará, Moju, Abaetetuba e Barcarena. Além disso, o Governo Federal já autorizou, via Empresa de Planejamento e Logística (EPL), os estudos complementares para a ampliação até o município de Curuçá, para o Porto de Espadarte.
Para ver a matéria completa assine O Liberal Digital.
Estrada de Ferro 151 ligará Açailândia, no Maranhão, a Vila do Conde, em Barcarena
Brasília
Da Sucursal
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza na próxima quinta-feira (14), no Hangar, em Belém, uma reunião participativa com autoridades do Estado, prefeitos, empresários e parlamentares da bancada federal para apresentação de maiores detalhes sobre o edital e contrato das obras do trecho ferroviário entre Açailândia (MA) e o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, da Estrada de Ferro 151. O diretor geral da ANTT, Jorge Bastos, também participará das discussões.
No encontro também serão abordados os Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) que vão fornecer as regras da concessão à iniciativa privada do trecho. As obras integram o Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal, anunciado em 2012.
A extensão até Barcarena da ferrovia entrou no Plano Nacional de Viação (PNV) em 2008, através de emenda apresentada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), quando o plano tramitou no Congresso Nacional. Nas emendas apresentadas, o parlamentar paraense aprovou ainda a ampliação da EF-151 até Curuçá, onde será construído o Porto de Espadarte, que está em estudo de viabilidade. Além disso, Flexa Ribeiro também articulou aprovação de outra emenda, criando a estrada de ferro entre Cuiabá, no Mato Grosso, e Santarém, no oeste do Pará. Essa ferrovia, EF-170, também já está em fase de estudos de viabilidade pelo Governo Federal.
No projeto original, a EF-151 em solo paraense iria somente de Açailândia até Belém. "Com a ampliação proposta e aprovada, atenderemos os portos de Vila do Conde e futuramente Espadarte. Isso vai garantir maior dinamismo econômico e atração de investimentos para todo o Estado, por conta da logística que teremos disponível. Além disso, reduz custo de transporte tanto para as empresas exportadoras como para a importação de insumos. Isso gera mais investimentos no Estado, mais emprego e mais renda", destacou Flexa Ribeiro.
LIGAÇÃO
O traçado da ferrovia, a partir de Açailândia, irá passar por Dom Eliseu, Ulianópolis, Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açú, Acará, Moju, Abaetetuba e Barcarena. Além disso, o Governo Federal já autorizou, via Empresa de Planejamento e Logística (EPL), os estudos complementares para a ampliação até o município de Curuçá, para o Porto de Espadarte.
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