BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Blog do Puty - Hidrovia Araguaia Tocantins - Retrospectiva do Pedral

Pedral do Lourenço I - 27 de fevereiro de 2013
O Senador Flexa Ribeiro, o presidente da CDP, entre outros, que ficam vigiando (contra) a atuação do governo federal para o desenvolvimento regional, há meses vêm falando que o governo estaria de "embromação" em relação às obras da hidrovia Araguaia-Tocantins, especifcamente, sobre a derrocada do Pedral do Lourenço, que seria a saída para reestabelecer o maior trecho para navegabilidade no Rio Tocantins.



Pedral do Lourenço II - 1 de março de 2013

DNIT reafirma compromisso com derrocamento do Pedral ainda em 2013

O Departamento de Infraestrutura de Trânsito do Ministério dos Transportes - DNIT, anuncia que o cronograma da obra já está previamente definido, e que a obra continua, por ora como planejada, e em tempo, como a Ministra Mírian Belchior havia reafirmado compromisso com a bancada do PT, que vem acompanhando o andamento do projeto, pois é interesse de toda sociedade paraense que a obra saia.
O deputado Puty, na ocasião, lembrou que a motivação para cobrar a realização da obra existe, porque foi no governo do PT no Pará que o projeto de obras de infraestrutura como da conclusão das eclusas, e da Hidrovia foram encaminhados.


"Até porque foi no governo do PT no Pará, que a ex-governadora Ana Júlia conseguiu captar recursos por meio do PAC 1, para obras de infraestrutura de transportes. A estimativa do projeto era de 520 milhões de reais. Sabemos que a Hidrovia é uma obra, que além de ser facilitadora do escoamento da produção, alavancará uma série de atividades produtivas, e é uma obra que desperta o debate e interesse de toda sociedade local sobre a ALPA, como um empreendimento importante para toda Região e para o estado, à medida que o Pará passaria a dialogar em outros patamares o destino da produção mineral, que é um carro-chefe da economia regional, e expande a comunicação do estado com o centro-sul do país", afirma Puty, vice-líder do governo.

Pedral do Lourenço III - 06 de março de 2013
Puty reúne com Ministro dos Transportes e pauta Hidrovia

Hidrovia Araguaia-Tocantins será obra do Governo Federal 

No dia 6 de março, o Deputado Federal Puty se reuniu no Ministério dos Transportes/DNIT para pedir agilidade nas obras da Hidrovia Araguaia-Tocantins. O Ministro, Paulo Sérgio Passos, reafirmou na reunião: “pode levar a palavra do governo federal que faremos a obra. Já no primeiro semestre de 2013 será retomado o processo do Pedral do Lourenço”.



Os compromissos firmados pelo Ministro foram:
1) Obra será realizada pelo Governo Federal
2) licitação será feita ainda este semestre
3) Vale tem 60 dias para apresentar projeto executivo da obra
4) ministerio fará gestão junto ao Ibama para que licença ambiental estadual concedida em 2010, no governo Ana Júlia seja revalidada pelo atual governo do estado.


Pedral do Lourenço IV - 21 de março de 2013

Saiu na imprensa

"Derrocamento do Pedral do Lourenço
voltará ao PAC, diz DNIT".

E mais
Puty já sabia

Hoje, em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, o diretor-geral do Dnit, general Jorge Fraxe, reiterou ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) o que já afirmara ao deputado federal Cláudio Puty(PT-PA) na semana retrasada: aguarda até o final de abril o envio, pela Vale, do projeto executivo básico do derrocamento do Pedral do Lourenço para iniciar o processo de licitação da obra, que, com isso, será recolocada no PAC.

O diretor do Dnit contou que esteve há duas semanas na mineradora, exigindo agilidade no projeto, que deverá ser entregue em 60 dias. Com ou sem o projeto da Vale – Fraxe garantiu que tem outro projeto básico em mãos, pronto – o Dnit fará um RDC (Regime Diferenciado de Contratação) e licitará o derrocamento já em maio deste ano. “Já mandei preparar a minuta do RDC para que, caso a Vale não cumpra o prazo, eu possa tomar outra providência para tocar o projeto. Senador Flexa, não tenha dúvida, no que depender de nós, estaremos licitando o Pedral do Lourenço com a Vale ou sem a Vale. Posso até usar o antigo projeto que está pronto”, adiantou.

O Dnit anunciou ainda que já firmou um Termo de Cooperação com a Marinha para fazer a Carta Náutica até Belém. Segundo o general, o valor do derrocamento do Pedral do Lourenço era de R$500 milhões, mas “depois de várias análises chegou-se à conclusão de que o valor estava alto demais, então a empresa que venceu a licitação recalculou os valores e propôs receber R$300 milhões pelo serviço. Essa atitude fez a direção do Dnit desacreditar na empresa e por isso pediu o cancelamento da licitação”, explicou Fraxe."


Pedral do Lourenço V – 20 de março

Acabar com a “Crítica Amarela” ( Jorge Fraxe-DNIT)

Na audiência no senado, 20 de março, o diretor de Hidrovias do DNIT, Jorge Fraxe, reafirmou o compromisso do governo com a licitação das obras do Pedral do Lourenço, tranqüilizando os parlamentares paraenses, assim como as populações que vão ser diretamente beneficiadas com uma obra, que é um dos maiores investimentos em infraestrutura de transportes no estado.
Rebatendo as dúvidas e declarações do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Fraxe, DNIT, diz que é melhor esclarecer que a obra da Hidrovia Araguaia-Tocantins continua no PAC, para evitar que fiquem divulgando por aí “críticas amarelas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário