BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Altamiro Borges: Dilma dispara e Aécio se desespera

Altamiro Borges: Dilma dispara e Aécio se desespera
Por Altamiro Borges

A pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) deve atiçar as bicadas no ninho tucano e bagunçar os cálculos eleitorais dos setores que já ensaiavam uma dissidência no campo governista. Ela indica que 63% dos entrevistados consideram o atual governo ótimo ou bom, o maior índice registrado desde o início da gestão. Já a presidente Dilma aparece com uma aprovação pessoal de 79%, índice bem superior ao obtido por Lula (58%) e FHC (70%) no mesmo período de mandato.

Apesar dos impactos da crise capitalista mundial, que reduziram o ritmo de crescimento da economia, e da oposição raivosa da mídia direitista e do seu dispositivo partidário – composto por PSDB, DEM e PPS –, a pesquisa confirmou que a sociedade confia nos rumos adotados pelo governo Dilma. A avaliação positiva manteve a tendência de crescimento iniciada em setembro de 2011. Já para o futuro próximo, 65% dos entrevistados afirmam que estão otimistas e que acreditam que o país vai melhorar.

Os pontos altos da atual gestão se encontram no combate à pobreza e na redução do desemprego. Já os pontos fracos são os mesmos verificados em pesquisas anteriores, em especial na saúde e na segurança pública. Dois outros dados curiosos da pesquisa: é 61% dos entrevistados avaliam que o governo Dilma é uma continuidade da gestão de Lula – o que confirma a sua força; e apenas 38% consideram que a cobertura da mídia é favorável à presidenta – o que revela o descrédito crescente da imprensa.

Um dado da pesquisa deve preocupar, em especial, o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), que tem se insinuado como candidato dissidente à sucessão presidencial de 2014. “A presidenta Dilma não era tão forte no Nordeste como era o Lula. Mas isso mudou na pesquisa de agora. O percentual de pessoas que avaliam o governo como ótimo ou bom passou de 68% para 72%. Já a aprovação da maneira da presidenta governar subiu de 80% para 85%”, afirma o gerente de pesquisa da CNI, Renato Fonseca.

Diante dos resultados inesperados da pesquisa Ibope, todos os pretensos candidatos à sucessão de 2014 tentaram relativizar seus impactos. O mais patético deles foi o senador mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidencial tucano. “Isso tem muito a ver com o sentimento momentâneo, talvez com algumas medidas de grande alcance popular tomadas pela presidente”, afirmou. Ele evitou se referir à redução da conta de luz e à desoneração da cesta básica, temas nos quais ele se posicionou contra de forma irracional e suicida.

Típico dos embriagados, ele ainda afirmou que a alta popularidade da presidente Dilma se deve à herança de FHC. “Se hoje há essa avaliação, em boa parte é resultado de uma sensação de bem estar que ainda existe no Brasil, construída, em grande parte, por nós, a partir do controle da inflação, que por sinal começa a ameaçar e comprometer a renda das famílias”. Aécio Neves também se disse otimista com a possibilidade da oposição construir “uma agenda para o país”. Só evitou comentar as fraturas nesta tal oposição.

Nesta terça-feira, a jornalista Sonia Racy, do Estadão, confirmou que a situação da oposição demotucana é cada vez mais delicada. O risco é que o próprio PSDB imploda devido às bicadas sangrentas entre Aécio Neves e José Serra. Até o “guru” FHC está irritado com as brigas internas. “O ex-presidente tem defendido que, se for para Serra optar por outro caminho, que o faça agora... Já Aécio não quer que o partido fique parado à espera de Serra”. Os tucanos estão diante de um racha histórico. Enquanto isto, Dilma dispara nas pesquisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário