BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

domingo, 17 de março de 2013

Felipe Massa admite prejuízo na estratégia da Ferrari na troca de pneus | globoesporte.com

Para aqueles que ainda achavam que o brasileiro Felipe Massa tinha alguma chance de lutar pelo título mundial de F1 desta temporada, a Ferrari tratou de acabar logo com essa possibilidade e já primeira corrida do ano deu a ordem de inversão de posições entre seus pilotos. Resta agora para Massa ser o escudeiro fiel de Alonso até o fim do ano. Disso tudo, fica pelo menos a certeza de que o Brasil tá fora da disputa, nem adianta a Globo querer justificar o contrário, já deu pro Massa.

Por outro lado, a Ferrari, que vergonha. Isso não é um time esportivo. Lamentável  !!  

Felipe Massa admite prejuízo na estratégia da Ferrari na troca de pneus | globoesporte.com


Felipe Massa admite prejuízo na estratégia da Ferrari na troca de pneus

Piloto brasileiro chega a liderar o GP da Austrália, mas acaba sendo superado por Alonso na segunda parada nos boxes e não sobe ao pódio

Por GLOBOESPORTE.COMMelbourne, Austrália
334 comentários
A primeira corrida da temporada 2013 de Fórmula 1 foi animadora para  Felipe Massa. O piloto mostrou-se competitivo, chegou a  liderar a prova, esteve sempre rápido na pista de Melbourne, na Austrália. Mas a estratégia da Ferrari na segunda parada nos boxes para a troca de pneus acabou prejudicando a corrida do brasileiro. Na 18ª volta, Felipe Massa estava colado em Sebastian Vettel. O espanhol Fernando Alonso aparecia logo atrás e tentava, sem sucesso, ultrapassar o brasileiro. O ritmo dos dois pilotos da Ferrari era muito parecido.
A equipe italiana resolveu, então, antecipar a entrada nos boxes do espanhol para a segunda troca de pneus. Ao perceber a nova estratégia, Felipe Massa conversou com a equipe pelo rádio perguntando se também entraria nos boxes na volta seguinte. Mas o engenheiro deu a ordem ao brasileiro para esperar na pista e ver o rendimento do carro.
Erramos um pouco na hora de escolher a parada. Perdi duas posições importantes e peguei muito tráfego"
Felipe Massa
Decisão que a RBR não tomou com Sebastian Vettel. O alemão não perdeu tempo e, na volta seguinte de Alonso, também entrou nos boxes. Já Felipe Massa deu mais uma volta com os pneus já desgastados e foi 1s mais lento que o companheiro de equipe, que já estava com pneus novos. Só duas voltas após Fernando Alonso, o brasileiro entrou nos boxes para a troca.
A estratégia do espanhol deu certo. Ele ganhou as posições de Massa e Vettel, pulando para o segundo lugar. Já o brasileiro, além de perder a posição para Alonso, ainda voltou para a pista atrás de Sutil, o mais lento do grupo, ficando preso atrás do adversário até o pit-stop seguinte. Após a corrida, Felipe Massa admitiu que a estratégia prejudicou a sua corrida.
- Eu estava em um ritmo bom, em segundo, até melhor que o Vettel.  Naquele momento onde o Alonso resolveu parar antes e os outros também, achamos que era muito cedo e erramos um pouco na hora de escolher a parada. Perdi duas posições importantes e peguei muito tráfego, o que me atrapalhou bastante e me fez gastar mais os pneus. Mas acho que foi um começo positivo se olharmos 2012, ainda mais em uma pista que nunca acertei - refletiu Massa.
Depois de ter o treino adiado por causa da chuva forte que caiu em Melbourne e ser cercado de emoção, o grande prêmio da Austrália foi vencido por quem optou pela melhor estratégia. O finlandês Kimi Raikkonen, com uma estratégia de fazer apenas duas paradas nos boxes, conseguiu vencer a prova. Alonso ficou em segundo e Vettel em terceiro. Felipe Massa ainda passou Lewis Hamilton para terminar em quarto lugar.
Felipe Massa boxes treino F1 Austrália (Foto: EFE)Felipe Massa entra nos boxes para a segunda troca de pneus duas voltas após Fernando Alonso (Foto: EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário