BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 25 de agosto de 2012

Análise política mostra que Edmilson pode ser o maior desastre para Belém e Alfredo Costa a melhor escolha!!

Pra Belém crescer junto o Brasil !!

Nesta eleição municipal podemos fazer vários recortes políticos para analisar o perfil das candidaturas postas e como elas poderão se relacionar com os outros níveis de governo já estabelecidos, no caso, os governos Federal e estadual.

Isso é particularmente importante porque a prefeitura, sozinha, não tem condições de dar respostas a todas as demandas da cidade, assim, a relação política da prefeitura com os outros níveis de governo é condição ímpar para o exercício de uma boa gestão municipal.

Neste sentido, como os governos do Brasil e do Pará estão em direções opostas, temos candidaturas que dialogam com o governo federal e outras que dialogam com o governo estadual, em alguns casos porém, há candidatos de partidos que compõe tanto a base do governo federal como estadual e ainda, há uma candidatura isolada, que não dialoga com ninguém. É sobre este aspecto que gostaria de me deter.

Inicialmente podemos dividir as candidaturas da seguinte forma:

1) Temos um grupo de candidaturas de OPOSIÇAÕ a presidenta Dilma, formado por Edmilson (PSOL), Zenaldo (PSDB) e Jordy (PPS);

2) Temos o grupo de OPOSIÇAÕ ao governador Jatene, formado por Edmilson (PSOL) e Alfredo Costa (PT);

3) Temos ainda o grupo candidatos de partidos que compõe as duas bases, mais não representam nenhum dos dois projetos, formado por Priante (PMDB), Anivaldo Vale (PR) e Jeferson Lima (PP);

Portanto, a partir desta lógica de análise, podemos afirmar o seguinte:

a) O candidato Alfredo Costa, do PT, é o candidato prioritário do governo federal, portanto é o candidato da presidenta Dilma e do presidente Lula;

b) O candidato Zenaldo Coutinho, do PSDB, é o candidato prioritário do governador Jatene;

c) O candidato Jordy foi preterido pelo governador e ficou isolado na campanha, embora, ainda assim, represente um grupo próximo ao governo que pode se realinhar numa eventual vitória;

d) Os candidatos Priante, Anivaldo e Jeferson, se forem bem, poderão transitar entre os dois projetos de governo, embora não sejam prioridade de nenhum dos dois, o que os colocaria em desvantagem na relação direta com esses outros governos, pois, até 2014, contariam com a desconfiança destes governos e, após 2014, dependendo das decisões podem compor ou não os próximos governos;

e) Por fim, temos a candidatura do Edmilson, do PSOL, a mais isolada de todas, por sua postura radical de oposição a Dilma e nem tão radical assim em ralação a Jatene, mais ainda assim oposição, estando portanto fora das estratégias eleitorais de 2014 dos dois grupos.

Uma vez identificado os grupos e suas relações, cabe agora fazer uma análise sobre qual das relações políticas poderia ser mais vantajosa para a cidade.

O alinhamento às forças do governador do estado pouco trará de benefício à cidade, pois como sabemos, o governo Jatene está “quebrado”, recorrendo inclusive ao maior e mais extraordinário endividamento público da história do Pará, com vistas a fazer face a necessidade de recursos para sua Agenda Mínima;

Pior ainda seria o cenário, com o candidato Edmilson do PSOL, que é oposição a Dilma e a Jatene, logo, não teria apoio de ninguém e fatalmente não teria como resolver os grandes problemas da cidade. Pelo menos foi o que pareceu na entrevista de Edmilson ao Jornal O Liberal, pois, das suas prioridades mencionadas, a maior parte só se viabilizaria com o apoio do governo federal e, em menor parte do governo estadual.

A esse respeito vale destacar que mesmo contando com uma postura republicana por parte do governo federal, ainda assim Edmilson teria dificuldades, pois além da oposição do seu partido ao governo, o PSOL paraense também não terá nenhum interlocutor em Brasília para ajudar a prefeitura. É verdade que pode governar com o povo, mas é verdade também que existe uma grande falácia no discurso da aliança com o povo, sem que se tenha também o pragmatismo das alianças políticas para ajudar a conseguir administrar a cidade.

Isso aliais é uma questão importante, pois a despeito do Edmilson ter se apropriado e personalizado a gestão do PT em Belém, roubando do partido os méritos pela sua gestão, o PT sempre teve uma bancada atuante de parlamentares, tanto na Câmara Federal em Brasília como na ALEPA, o que contribuiu decisivamente para gestão de Belém, pois as emendas desses parlamentares eram, na sua maioria, destinadas a cidade.

Por fim fica a dica, o melhor alinhamento político para Belém é com o governo federal, da presidenta Dilma, pois as ações de saúde que Belém precisa o governo federal dispõe. Como por exemplo o Programa das Unidades de Pronto Atendimentos, as UPA’s 24 horas; o Programa de Saúde da Família, que financia as equipes de atendimento residencial; o Programa SAMU, que distribui ambulâncias e tantos outros na área da saúde.

O governo federal também possui programas voltados para outras áreas como implantação de creches, escolas técnicas, complementação de renda, assistência social, cultura, esporte, lazer, juventude, enfim, são muitos programas em praticamente todas as áreas.

Contudo, o mais importante programa do governo federal é o PAC, que disponibiliza investimentos para habitação, como o Minha Casa Minha Vida; saneamento, como o programa Água Para Todos e de Infraestrutura, como para Mobilidade Urbana e Turismo, áreas aliais onde o governo do PT vem investindo fortemente, com a implantação do Ação Metrópole, do BRT e da Nova Orla da cidade.

Portanto, só o candidato do PT, professor Alfredo Costa, será capaz de tirar Belém do isolamento e colocar o projeto da cidade no mesmo rumo que o projeto para o Brasil. Só com o PT na prefeitura Belém crescerá junto com Brasil !!

13 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  2. Vicente eu inclusive já postei no blog do Diógenes,que voces do PT,devem se preparar para aplaudir e subir no palanque do Priante,caso haja segundo turno.Para seu conhecimento, a cúpula do PT,infelizmente,já acertou esta negociação,o que será o enterro definitivo do partido aqui na cidade.Só que esqueceram de negociar com a militancia,que diferentemente da cúpula, estará conosco ,com o Psol.

    Sds,

    Ronaldo Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa,é que parece que voces do PT sofrem de gonorréia cerebral,senão vejamos:a Ana Júlia teve o mesmo discurso de que era amiga do traidor Lula,e no que deu?O traidor Lula quando se elegeu presidente,o Edmilson ainda era prefeito,e no que deu?Só para recordar,o Duciomar assim que tomou posse,foi recebido em audiência pela presidencia da republica(diga-se "Traidor Lula",diferente da Ana Júlia que coitada,penou muito com chá de cadeira do traidor Lula.Então para concluir,para o PT nacional,Belém não tem importancia alguma, e de preferencia o beija mão do lula,estende beneficios para os adversários politicos e não para os amigos de primeira hora,como foi Ana Juia e inclusive o Edmilson,quando foi do PT.

    Ronaldo Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, mostrem a cara, o traidor Lula, a traidora Dilma.

      E o Edmilson é o bom, que foi beijar a mão dos Maioranas, dos donos das empresas de ônibus e pergunta pro Aldenor Jr. como conseguia os votos dos vereadores na Câmara. Ingênuo. Tá bom!!

      Excluir
  4. Caro Ronaldo,

    Em primeiro lugar não sou da "cúpula". Segundo, o PT tem candidato, é o companheiro Alfredo Costa e é com ele que a militância do partido está. Só uma minoria de vendidos estão com o PSOL.

    Agora o mais interessante é essa postura de vocês, em 2010, no segundo turno o PSOL não apoiou o PT, então, segundo o teu raciocínio, podemos crê que vocês todos votaram no Jatene. Faz sentido.

    ResponderExcluir
  5. Só vou esperar o segundo turno para ter quase um prazer orgásmico ao ver voces ao lado do Priante.Aproveita e vai lá em castanhal,sacudir a bandeira do Titan do PMDB(digo Jader Barbalho),onde o PT,está a reboque deste partido.Onde voces foram chegar,meu deus!!!!


    Ronaldo Guilherme

    ResponderExcluir
  6. Ô, VIcente, fique calmo, achei muito engraçada a sua análise. Tratar seus leitores desta maneira?! Seu candidato aposta em algo que não existe mais, a militância aguerrida, isto ficou lá quando Lula era candidato. Qualquer pessoa pode analisar as eleições do modo que lhe convir e outras podem concordar ou não. Eu já votei várias e muitas vezes nos candidatos do pt, mas agora não tem como. A turma da Ana Júlia quebrou o partido aqui, isso é real, então, não trate as pessoas daquela maneira, mesmo que não peças eu te desculpo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,, publica tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, não tenho problema em pedir desculpa não, na boa, a questão é que achei o teu comentário sarcástico e resolvi responder da mesma forma, só isso. Ok !

      Quanto à publicação, costumo mesmo publicar todos os comentários, me dando ao direito de responder à altura.

      Agora com relação a eleição, estou ficando cada vez mais convencido que vocês do PSOL votaram no Jatene em 2010.

      Excluir
  7. Caro Cidade, ao ler sua análise fiquei pensando que fosse uma da direita. Imagino uma eleição tempos atrás que a direita fazia o mesmo que você está falando. Sua análise é superficial, sem conteúdo técnico, mas sim político. Sabemos muito bem que o PT, mesmo no governo dos tucanos, não discriminou qualquer governo, independente de partido. Sua tese destoa da realidade, até porque existe, no caso de repasse de recurso, preceitos constitucionais que a união deverá viabilizar. Fui do PT. Hoje milito em outro partido. Mas quero dizer que o companheiro Edmilson irá ganhar a eleição independente de você, mas sim com o apoio do povo. Se realmente for verdade, e acredito, quero ver você defendendo o Priante, já que você tem tanta raiva do Edmilson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marlon,

      De fato fiz uma análise política, em defesa do meu candidato Alfredo Costa, do PT.

      É fato companheiro Marlon que independente dos repasses constitucionais há sim uma lógica de atração de novos recursos, que é dada pela relação política do prefeito com os demais níveis de governos, principalmente pela ação de sua base parlamentar, no caso, os deputados estaduais e federais. Isso é um fato.

      Se o Edmilson vai ganhar ou não, de fato, não vai contar comigo, não comungo das práticas autoritárias e desleais que o PSOL adota.

      Por fim companheiro, quanto a me ver defendo o Priante, creio que não terás essa oportunidade, se o Alfredo não for ao segundo, farei como vocês fizeram em 2010, vou ficar calado e continuar trabalhando normalmente, provavelmente votarei nulo.

      Excluir
  8. Só pra constar: NUNCA votei em ninguém do psdb e não pertenço a nenhum partido político. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ainda não conssegui pararr dde rir.
    Abraços, Vicente. Apesar de, neste caso discordarmos, eu gosto do teu blog.

    ResponderExcluir