BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Superação !!

'Disseram que eu era um homem morto', lembra Zanardi, ex-piloto da F-1 | globoesporte.com


Italiano que sofreu grave acidente em 2001 dá a volta por cima e chega às Paralimpíadas de Londres para disputar três provas de ciclismo estrada

Por GLOBOESPORTE.COMLondres, Inglaterra
22 comentários
Alessandro Zanardi, paraciclista (Foto: Agência Getty Images)Em Londres, Zanardi participa de sua primeira
Paralimpíada (Foto: Agência Getty Images)
Superação é a palavra-chave para o ex-piloto da Jordan, Williams, Lotus e Minardi, da Fórmula 1, Alessandro Zanardi.  Depois de sofrer um acidente que o deixou sem as duas pernas e com pouco mais de um litro de sangue em seu corpo, o italiano, aos 45 anos, participará das suas primeiras Paralimpíadas, em Londres.
Em 2001, então com 34 anos, Zanardi pilotava na CART, antigo campeonato de monopostos dos Estados Unidos, quando sofreu um grave acidente que o deixou entre a vida e a morte. O impacto em seu corpo foi tamanho que os médicos do italiano perderam as esperanças.
- Eu poderia ter morrido facilmente. Eles compararam minhas lesões a um estudo da NASA que mapeia os pontos críticos a partir dos quais o corpo humano não pode mais sobreviver e me disseram que eu era um homem morto - contou o ex-piloto ao jornal inglês "Daily Mail".
Alessandro Zanardi, paraciclista (Foto: Agência Getty Images)Zanardi se recuperou do acidente de 2001 para chegar aos Jogos de Londres (Foto: Agência Getty Images)
Zanardi superou e continuou lutando. Sua vida seria diferente, e uma pergunta tinha que ser feita:
- Como fazer tudo o que eu quero fazer sem nenhuma perna?
A resposta veio com o tempo. Menos de dois anos após o acidente, já estava de volta ao volante no Campeonato Mundial de Turismo. Em um carro adaptado às suas necessidades, conseguiu ganhar corridas. A volta por cima valeu a ele o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte.
- Depois da batida eu nunca duvidei que seria difícil, mas estaria mentindo se falasse que essa nova vida foi uma surpresa pra mim. Eu fiz isso porque eu achei que era possível.
Alessandro Zanardi, paraciclista (Foto: Agência Getty Images)O italiano ganhou o título da maratona de Nova
York, em 2011 (Foto: Agência Getty Images)
Em 2007 o ciclismo entrou em sua vida. A primeira diferença é que as próteses deixaram de ser item indispensável, uma vez que a modalidade é impulsionada por manetes e não por pedais. Com quatro semanas de treinos veio o primeiro resultado, quarto lugar na maratona de Nova York entre os ciclistas "de mão".
Até 2009 Zanardi dividiu seus treinos entre o automobilismo e o paraciclismo. A situação mudou quando veio a decisão de abandonar os carros e se dedicar exclusivamente às bicicletas adaptadas. Mas o atleta garante que não são esportes tão diferentes.
- Não é muito diferente da Fórmula 1, em que temos que modificar os carros constantemente. Todo paraciclista precisa de uma bicicleta diferente, dependendo da sua capacidade.
Os resultados na nova modalidade vieram rapidamente. Com apenas cinco anos de prática chegou ao título da maratona de Nova York e, com seis, à classificação para as primeiras Paralimpíadas de sua carreira. Em Londres, Zanardi vai competir em três provas: H4* prova de estrada, H4 contra o relógio e revezamento misto H1-4.
- Fazer o meu melhor com o que tenho é o maior desafio.
*H4 é a classe para atletas paraplégicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário