BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nova pesquisa Doxa para prefeito de Belém

Depois de quase um mês da primeira pesquisa (8 a 12 julho), o eleitor começou a se familiarizar um pouco mais com as candidaturas postas e oficializadas pelas convenções, sofrendo as influências das primeiras ações de campanhas, mesmo que ainda tímidas, quer seja pelas dificuldades financeiras ou pelo mês de férias que envolve uma parcela significativa da população da Capital.

Passado o mês das férias, o eleitor volta sua atenção às eleições, com os indecisos diminuindo da primeira para a segunda pesquisa 26% p.p. e todos os dez candidatos aumentaram seus espaços nas mentes dos eleitores, como o Edmilson que subiu 13,7%, o Priante subiu 3,4%, Zenaldo 3,0%, Jordy 2,6% e assim por diante, conforme gráfico seguinte.

INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO (ESPONTÂNEA)






INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO (ESTIMULADA)

Na intenção estimulada, o posicionamento do eleitor começa a mostrar que o feixe de forças contraditórias das diversas campanhas colocadas em disputa, leva as pessoas a repensar algumas opiniões e preferências iniciais, em função da campanha aberta ou dos movimentos feitos nos “subterrâneos” da política.

Uma parcela dos eleitores que já tinham manifestado uma preferência inicial, “pediram” um tempo maior para buscar mais informações, pensar e decidir que projeto se afina melhor com os seus anseios e sonhos, movimento presente no crescimento dos indecisos e dos votos brancos e nulos, contrariando a Lei da Procrastinação.

Em relação aos votos nominais, cinco candidatos oscilaram seus índices para baixo, Marcos Rego, Edmilson, Jordy, Alfredo Costa e Anivaldo Vale, três candidatos mantiveram seus índices no mesmo patamar, Priante, Leny Campelo e Jeferson Lima, e apenas dois candidatos oscilaram seus índices para cima que foi Sergio Pimentel, crescendo 0,3% e o Zenaldo que cresceu 1,0% p.p.





INTENÇÃO DE VOTOS – VOTOS VÁLIDOS

Em relação aos votos válidos, isto é, retiram-se brancos/nulos/indecisos, deixando apenas os votos nominais, conforme cálculos do TRE, o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues, na primeira pesquisa (julho) aparece com 51,5%; em agosto, ele diminui 4 décimos, ficando com 51,1%. Os demais candidatos somam na primeira pesquisa 48,5%; na segunda a soma chega a 48,9%. Significa dizer que se a eleição fosse hoje, Edmilson Rodrigues ganharia no primeiro turno.




Baixe a pesquisa completa no link:
https://docs.google.com/file/d/0B3wo_He4C3C5S09HQTB4TERrWkU/edit

5 comentários:

  1. Priante está dominando as ruas de Belem. Acho que vao ele e Edmilson pro segundo turno. Tenho gostado das propostas do Priante, principalmente na área de segurança publica e sobre as creches. Só vejo Agora é Priante pela cidade

    ResponderExcluir
  2. Edmilson perdeu mais de 3 pontos, hein?

    Zenaldo sobiu 1 ponto e priante manteve os 18.6

    ResponderExcluir
  3. Fala sério. na IBOPE, Priante já tem 22.

    Ed vai despencando

    ResponderExcluir
  4. Edmilson é aquilo que sabemos, mas acho que o pessoal crê que agora é a vez do Priante. Muita gente diz que se arrependeu de ter eleito Dulcimar no lugar do Priante. Só vejo placas com "Agora é Priante" por Belem.

    ResponderExcluir
  5. Priante está domindo as ruas de Belem. Acho que vao ele e Edmilson pro segundo turno. Tenho gostado das propostas do Priante, principalmente na área de segurança publica e sobre as creches. Só vejo Agora é Priante pela cidade

    ResponderExcluir