BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Blog do Puty: Sessão Especial – Viva a luta dos estudantes e os ...

Blog do Puty: Sessão Especial – Viva a luta dos estudantes e os ...

Sessão Especial – Viva a luta dos estudantes e os 75 anos da UNE!

A Câmara Municipal de Belém realizou uma sessão especial, para lembrar os 75 anos de luta da União Nacional dos Estudantes, que é comemorado neste sábado, dia 11, dia do estudante. A entidade protagonizou várias lutas, e os Congressos da UNE ainda balizam as direções, resoluções que o movimento estudantil em todo país levantam em suas bandeiras por melhores condições de ensino, democratização e participação social.

Estudantes de escolas públicas, estudantes da “velha guarda” da UNE, como de diretórios acadêmicos prestigiaram a homenagem, que foi conduzida pela vereadora, professora Milene Lauande, autora do requerimento aprovado para essa sessão.

Uma homenagem póstuma especial foi pensada para lembrar a atuação de Valmir Bispo, companheiro do PT, que foi presidente da UNE. A família do militante falecido também esteve presente; União dos Estudantes Secundaristas, Presidente da Juventude do PCdoB, o Movimento “Viva Valmir” entre outras entidades participaram do evento.

Um vídeo em homenagem a Valmir foi exibido. O vídeo era sobre a homenagem feita na Câmara Federal para o militante, lembrando sua atuação na luta do movimento estudantil, dos professores, dos indígenas etc. Um slide com histórico de Valmir foi apresentado pelo irmão dele, o professor Valcir. O ponto alto da apresentação foi a lembrança do Festival de Cultura, Kuarup, da UNE. Uma medalha de mérito cultural de Belém também foi entregue ao irmão, como parte dessa homenagem.

“A UNE esteve presente em todo o processo histórico para discutir a democratização nesse país, para combater a ditadura, na luta por justiça social, para combater o neoliberalismo, combater a corrupção, e hoje, atuando para impedir as investidas sobre as privatizações, sempre levantando a bandeira de mais recursos para educação pública de qualidade... E é bom lembrar nosso companheiro Valmir Bispo, que teve um papel fundamental na história desse país, militando na liderança da juventude estudantil, e ele protagonizou vários momentos importantes também da história do Brasil, inclusive da redemocratização, e essa memória social, cultural Valmir esteve presente”, lembrou a vereadora Milene.


Nenhum comentário:

Postar um comentário