BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 11 de agosto de 2012

FUTEBOL É O CARALHO. O BRASIL É O PAÍS DO VÔLEI PÔRRA !!

Brasil vira contra americanas e completa incrível saga com ouro no vôlei femininoPor ESPN.com.br
De quase eliminada a bicampeã olímpica. A seleção brasileira feminina de vôlei completou neste sábado sua espetacular saga nos Jogos de Londres, venceu a outrora "imbatível" seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 1, de virada, e conquistou a medalha de ouro, a terceira do país nesta Olimpíada.

José Roberto Guimarães torna-se o primeiro brasileiro da história com três ouros olímpicos (ele foi técnico da seleção masculina em Barcelona-1992 e, claro, da feminina em Pequim-2008). A líbero Fabi, as meio-de-rede Thaísa e Fabiana, a oposto Sheilla e as pontas Paula e Jacqueline, todas elas campeãs quatro anos atrás, tornam-se as primeiras mulheres bicampeãs olímpicas da história do país.

O Brasil chegou a Londres desacreditado pelos resultados dos últimos torneios importantes do vôlei feminino. Na primeira fase, perdeu para Coreia do Sul e para os próprios Estados Unidos e venceu de forma apertada, no tie-break, China e Turquia. Por isso, chegou à última rodada precisando de uma combinação de resultados para se classificar.

A seleção de Zé Roberto precisava que os Estados Unidos ganhassem da Turquia. Em uma Olimpíada marcada por "entregadas" no basquete, badminton, handebol e até no futebol feminino, não seria surpreendente que as americanas "preferissem" deixar pelo caminho uma das seleções mais fortes do mundo - ao menos no papel.

Mas não. Os EUA venceram a Turquia e abriram o caminho para o Brasil, que fez sua parte, bateu a Sérvia e entrou como quarta colocada no grupo. Nas quartas de final, o duelo foi contra a Rússia, até então invicta no torneio e algoz do Brasil em jogos emocionantes nas finais dos Mundiais de 2006 e 2010, além da Olimpíada de 2004.

Foi a hora da virada. O Brasil fez um jogo sensacional contra a Rússia e salvou seis match points antes de conseguir vencer o tie-break e romper o malefício. Com moral, o time passeou em três sets contra o Japão na semifinal antes do duelo contra as americanas.

No primeiro set da decisão, os EUA deram razão às análises que os colocavam como favoritos. Massacraram o Brasil por 25 a 11 e deram a impressão que passeariam na final. Mas tudo mudou. O Brasil cresceu na partida a partir do segundo set, acertou a mão e fechou as parciais seguintes por 25-17, 25-20 e 25-17 contra um atordoado time dos Estados Unidos.

Com a derrota, os EUA seguem sem nunca ter conseguido um ouro olímpico no vôlei feminino - agora são três ouros (1984, 2008 e 2012). O Brasil junta-se a Japão e China como países com dois ouros, atrás de Cuba, com três, e a extinta União Soviética, que foi quatro vezes campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário