BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bancos da França e Alemanha detêm 66,5% da dívida grega | Brasilianas.Org

Bancos da França e Alemanha detêm 66,5% da dívida grega | Brasilianas.Org


Por raquel_
Do Radar Econômico
Sílvio Guedes Crespo
Com poucas palavras e uma imagem, o jornal “La Nación”, que é da Argentina e não tem nada a ver com a Europa, dá uma ideia do impacto direto que um calote da Grécia teria no sistema financeiro das maiores economias do Velho Mundo.
Um gráfico na página do diário (reproduzido abaixo) mostra que 66,5% da dívida grega estão nas mãos de bancos da França e da Alemanha. Outros 9,6% estão com o Reino Unido.
grafico_la_nacion_divida_grecia_reproducao.jpg
A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) já aprovaram dois pacotes de ajuda à Grécia em 15 meses. Em maio do ano passado, os países membros dessas entidades concordaram em socorrer os gregos com 110 bilhões de euros. Desse dinheiro, restam 57 bilhões.
O novo pacote, de julho último, prevê mais 109 bilhões, dos quais 34 bilhões são em empréstimos de baixo custo. O restante é de operações mais complexas que incluem um acordo com os credores, que perdoria parte da dívida. O “Financial Times” lembra que o acordo ainda previa 50 bilhões de euros em privatizações até 2015, mas, por enquanto, nenhum dos acordos de vendas de ativos estatais previstos para o terceiro trimestre foi completado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário