BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os sabichões que "não sabiam"

Os sabichões que "não sabiam"

Os “sabichões” do mercado financeiro andam muito mal de análise de política econômica.
Hoje, a Folha revela que a turma que especula com “com a variação de cenários e de taxas” viu trocarem de mãos R$ 2,11 bilhões com a mudança de expectativa sob o comportamento da taxa de juros.
De fato, muito dinheiro trocou de mãos. Todo ele foi parar na mão de gente graúda, que não dá a mínima para a “urubologia”, dos comentaristas e do noticiário econômicos. Só eles mesmos acreditam no que dizem com uma fé religiosa. O resto é esperto e sabe ganhar dinheiro em cima dos crédulos.
Desde que o Ministro Guido Mantega anunciou a elevação da meta de superavit primário, todo mundo sabia que era essa a tendencia do juros. Até este modesto blog.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deve olhar com uma lupa os negócios envolvendo aplicações em juros futuros.
Isto é uma mesa de jogo que não raramente é viciada. Um vende para o outro, que repassa a um terceiro, que transfere a um quarto, numa ciranda especulativa que faria inveja a qualquer Cacciola da vida.
Será que alguém, depois da baixa generalizada de juros nas economias centrais e dos resultados que mostram um arrefecimento da inflação brasileira podia, em sã consciência, imaginar que não tinha que se inverter a tendencia de alta da nossa taxa pública de juros? E que até não podia ser já, mas que não ia demorar?
Tem batata nessa chaleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário