BLOG DO VICENTE CIDADE

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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Blog da Franssinete Florenzano: O Pará unido é forte

Blog da Franssinete Florenzano: O Pará unido é forte: Muito importante a união suprapartidária da bancada federal do Pará e o governador Simão Jatene, em função da hidrovia do Tocantins/Aragua...


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Pará unido é forte



Muito importante a união suprapartidária da bancada federal do Pará e o governador Simão Jatene, em função da hidrovia do Tocantins/Araguaia, Santarém/Cuiabá, federalização da PA-150 e a construção do Porto de Marabá, obras excluídas do PAC 2. A Associação Comercial do Pará também tem se posicionado com firmeza a respeito do tema. Por sua vez, mesmo sem mandato, a ex-governadora Ana Júlia Carepa, em cujo governo foram inauguradas as eclusas de Tucuruí, depois de três décadas de luta, e que deixou licenciado e licitado o derrocamento dos pedrais no rio Tocantins, a fim de permitir a navegabilidade até os portos de Belém e Vila do Conde, em Barcarena, está empenhada junto à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Belchior. É assim que da população parauara espera que se comportem seus representantes: unidos em prol do bem de todos.

Jatene foi muito feliz ao ressaltar que as obras são estratégicas não só para o Pará mas também para o País, uma vez que garantirão transporte mais eficiente e barato, integrando as regiões e permitindo a competitividade dos produtos brasileiros, além da geração de novos negócios, com o consequente aumento da oferta de emprego e renda. É isso que a presidente Dilma Rousseff precisa compreender: trata-se do interesse nacional.

Entretanto, com o devido respeito, duvido da eficácia dessa reunião com o Ministro Paulo Passos – é público e notório que ele não pode garantir sequer se continuará ministro dos Transportes na semana que vem.  O tema deve ser tratado com quem tem poder de decisão: a própria presidente da República, ou, na impossibilidade, as ministras Gleisi Hoffman, da Casa Civil, e Míriam Belchior, que coordena as obras do PAC.

É preciso também cobrar da Eletronorte sua responsabilidade: o Sistema de Transposição de Tucuruí foi inaugurado mas até hoje não existem as providências necessárias que permitam a eclusagem das embarcações regionais, além dos comboios de balsas. A estatal deve isso e muito mais ao Pará, afinal nosso rio ficou fechado trinta anos por causa da barragem da usina hidrelétrica de Tucuruí.

Além do mais, é preocupante essa história de que a Vale será convocada a assumir as obras da hidrovia. É evidente que a empresa dá muito pouco ao Pará. Mas, como qualquer empreendimento privado, visa ao lucro e toda cautela é pouca. Note-se o exemplo do porto de Vila do Conde, que atende prioritariamente a Vale, a Albrás e a Alunorte. A hidrovia não pode ter seu uso restrito. E muito menos o povo do Pará ficar sem a Alpa, a siderúrgica da Vale em Marabá.

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