BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jatene: Um governo sem programa. Políticas públicas ineficazes !!

Já postei aqui no blog, inúmeras vezes, minha avaliação de que esse governo Lorota pregou um "estelionato eleitoral" no povo do Pará, posto que não apresentou nenhum programa de governo à sociedade e agora governa sob a égide de uma tal agenda mínima que, na verdade, não passa de um plano eleitoreiro.

Agora contudo, como diria o outro, Inês é morta e já começamos a sentir o reflexo disso. Um governo sem projeto, sem agenda de desenvolvimento, tem como consequência políticas públicas equivocadas, díspares, descompromissadas e sobretudo ineficazes.

Neste sentido, é isso que temos visto nesse governo, se não vejamos:

Na área de saúde, vimos o governo Lorota paralisar as atividades do hospital de Tailândia e acabar com os convênios de repasses funfo a fundo do estado para os municípios em troca da melhoria da atenção básica. Por conta disso vimos uma grave piora no atendimento à população, com a volta do caos nos prontos socorros da capital e o aumento da mortalidade de recém nascidos na Santa Casa.

Como medida anunciada pelo governo nessa área temos somente a aquisição de um hospital privado por R$ 40 milhões, sem que a proposta tenha sido alvo de algum estudo técnico da Secretaria de Saúde. Foi tão somente uma decisão política, nem sequer sabem pra que servirá esse hospital.  

Já no caso da segurança, o que vemos é uma explosão da violência em todo estado, no campo e na cidade, com a volta dos assassinatos por encomenda contra trabalhadores rurais e a exposição da sociedade a toda sorte de crimes, inclusive chacinas patrocinadas por policiais. Tornou-se frequente a prisão de adolescentes e crianças e até o acorrentamento de presos nas delegacias. Um absurdo.

Enquanto isso, o governo tenta camuflar as estatísticas com o fechamento das delegacias, impedindo que a população possa prestar queixas, diminuindo assim as ocorrências registradas em que pese o aumento da violência urbana.

Por outro lado, esse mesmo governo que tanto criticou a política de aluguel das viaturas da PM, em  contratação feita junto a empresa Delta Engenharia, orquestrou uma licitação para que a mesma empresa fosse novamente contratada, a um custo maior é claro, sob o falso argumento de que as viaturas não eram apropriadas. Ora, o trânsito da cidade é caótico, não é a velocidade dos veículos que importa e sim a presença ostensiva da polícia em todos os cantos da cidade, cercando a bandidagem, pra isso, é mais importante a quantidade de viaturas do que a potência delas.

Para completar, a insanidade desse governo é tanta, que agora colocou um batalhão de PM's armados fazendo patrulhamento de bicicletas. Um afronte à inteligência e a própria segurança desses trabalhadores, que ficarão expostos não só ao ridículo de serem roubados, mas, principalmente correndo sérios risco de morte. Isso porque com a atenção voltada para a condução da bicicleta, certamente ficarão menos alerta ao seus entornos.

Não sou especialista em segurança pública, mas não precisa disso para saber que esse tipo de patrulhamento só seria recomendável para áreas pacificadas e jamais com armas de fogo, onde as ocorrências estejam mapeadas e demonstre ser de baixa periculosidade, a ponto que a simples presença já seja suficiente para inibir essas ações. Seria por exemplo o caso de um batalhão de áreas turísticas por exemplo.

Infelizmente estamos todos sujeitos a própria sorte. Que Deus nos proteja !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário