BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Presidenta Dilma esclarece RDC Copa 2014.

O burburinho foi tão intenso que a própria presedenta Dilma veio a público esclarecer que a proposição do RDC para a Copa 2014 não trará prejuízo à transparência da gestão das obras.
Um belo gesto da presidenta, uma vez que o assunto é realmente sério e o debate não é só intriga da oposição, é muito mais sério do que isso.
G1 - Sigilo de orçamento de obra para Copa foi mal interpretado, diz Dilma - notícias em Política

Ela disse que medida serve para reduzir preços e evitar formação de cartel.
Darlan Alvarenga - Do G1, em Ribeirão Preto (SP)

A presidente Dilma Rousseff defendeu, nesta sexta-feira (17), o regime de contratação especial para obras da Copa do Mundo de 2014 que está em discussão no Congresso.
Na noite de quarta (14), a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória que prevê o sigilo sobre o orçamento de algumas obras, o que foi criticado por entidades e pela oposição.
A presidente lamentou a "má interpretação" que, segundo ela, está sendo dada à questão e pediu "limites" na discussão, afirmando que não se pode acusar o governo de estar "garantindo roubalheira".
"Lamento a má interpretação que deram a esse ponto. Em momento algum se esconde o valor do órgão de controle, tanto do interno quanto do externo", afirmou. "Quem não sabe o valor é quem está dando o lance", complementou.
O que está sendo chamado de sigilo de orçamento, argumentou a presidente, é uma medida adotada para reduzir o preço das obras. "Este foi um recurso que nós usamos para diminuir os preços das obras da Copa. Não há, da parte do governo, nenhuma intenção em ocultar."
Ministro diz que 'não há vedação' à publicação de gastos com CopaDilma afirmou também que os termos do dispositivo foram discutidos com o Tribunal de Contas da União (TCU) e destacou que o modelo é adotado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela União Europeia para que a empresa que disputa as licitações não utlize a prática de elevação de preços ou formação de cartel.
Ela destacou que o dispositivo está em discussão no Congresso e que poderá ser modificado. "Acredito que possa ser corrigido. Conversando, as pessoas esclarecem, e cada um vai explicar o que entendeu e onde está o problema."

Nenhum comentário:

Postar um comentário