BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Prefeitura de Belém brinca com a saúde do povo !!

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, a comercialização de carne in natura para o consumo humano pode causar vários problemas à saúde, que podem ser desde uma "simples" infecção intestinal até algo mais grave.

Por conta disso, desde 1989, isso mesmo 89, a ANVISA normatizou portaria proibindo essa prática, de forma que desde os frigoríricos até a venda ao consumidor final, a carne deve estar, pelo menos, refrigerada.

A partir do abate, a carne é obrigada a ser refrigerada por pelo menos 36 horas no frigorífico, depois é também obrigada a ser transportada em caminhões frigorificados e deveria ser exposta somente em balcões frigorificados. Só que nesse caso que estamos abordando, depois de passar 36 horas resfriando, a carne volta a ser colocada ao tempo, o que é extremamente perigoso à saúde da população.

Trocando em miúdos, o que estou dizendo é que desde 1989 é proibido a venda de carne na naquela forma de exposição onde o produto fica ao tempo, horas a fio, tradicionalmente encontrado em feiras livres e pequenos açougues na periferia de Belém.

Sobre isso eu até consigo me lembrar, sem no entanto precisar a idade, embora saiba que era por volta 10 anos, que quando eu ia ao mercado com meu pai, ele e todos os outros compradores buscavam observar se a carne ainda estava sangrando, utilizavam isso como parâmetro de qualiddade.

Contudo, o que me faz postar sobre esse assunto, é, além da questão da informação, que nunca é demais, o fato de que em matéria jornalística exibida na Rede Record de televisão, a reportagens procurou ouvir a Secretaria de Economia de Belém e a resposta que a reportagem obteve é que a SECON, segundo eles, não teria sido notificada sobre o assunto.

Que piada !! desde 1989 a SECON nunca foi nofiticada sobre a legislação? ou mesmo, desconhece uma resolução com mais de 20 anos?  como tem atuado e liberado novos empreendimentos ou fiscalizado as feiras da cidade?

Isso é uma questão de saúde pública, não dá para simplesmente alegar desconhecimento. Isso é uma palhaçada !!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário