BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A velha arrogância da oposição !!

Em defesa do ministro Antônio Palocci poderíamos alegar que todos os ex integrantes da equipe econômica dos governos anteriores viraram consultores ou até mesmo banqueiros. Mas para Palocci isso não é pertido. Será por que ele é médico de formação? não claro. É porque ele é do PT e as "elites" são cruéis com o PT, não é permitido ao PT fazer aquilo que eles sempre fizeram.

Na verdade, a política é um grande circo e o problema do Palocci é pertencer a esse circo. Na política a hipocrisia não é defeito, é virtude.

Um cidadão pode viver uma vida toda à margem da lei, mas se for para a política terá de medir o peso das consequências. Se você é somente um consultor que usa de suas informações/relações "apenas" para enriquecer, tudo certo. Você é um cidadão respeitado e íntegro, um técnico.

Mas se você  entar na política, não pode. A regra é clara. "aqui não precisa ser, mas tem que parecer ser". Para que declerar tanto patrimônio se para você ter e usufluir deles não precisam estar no seu nome?

Mas isso tem os seus limites, se for Aércio Neves, pode. Entretanto se for Zé Dirceu ou Palocci ou qualquer outro político do PT que começarem a andar de jatinho, de carros importados e se hospedarem em grandes condomínios de luxo, não poderia.

Leiam abaixo algumas citações que colhi no google sobre ex participantes de equipes econômica em governos passados.

"O ex-ministro Mailson da Nóbrega conheceu as entranhas do governo, tanto como funcionário de carreira do Banco do Brasil como em altas funções executivas, até ser guindado ao ministério, em 1989. De lá para cá, sobressaiu-se com sua postura de crítica construtiva dos costumes e das práticas econômicas e institucionais. Na consultoria que fundou, a Tendências, convive com sócios que também tiveram papel destacado na vida pública, como Gustavo Loyola e José Márcio Camargo." Revista Bovespa - Jan/Mar 2006.

"Após mais de seis meses de negociação, o JP Morgan fechou a compra de 55% da gestora de recursos Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga. Pelo negócio, o banco americano irá desembolsar US$ 270 milhões. As informações são do jornal Valor Econômico. A Gávea Investimentos foi criada há sete anos por Armínio Fraga, logo depois dele deixar a presidência do Banco Central, no governo de Fernando Henrique Cardoso." Isto É Dinheiro 28/10/2010.

"O economista Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central (BC) no governo Fernando Henrique Cardoso, está entre os indiciados pela Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha. Diretor do Opportunity Asset Management entre agosto de 1996 e março de 1999, Arida foi enquadrado por suposta evasão de divisas, quadrilha e gestão fraudulenta." Luis Nassif online - 24/03/2011.

2 comentários:

  1. Não tem defesa. Tem que ser excluído do governo e fim de papo. chega de pilantras. estão bilionários a custa da miséria do povo brasileiro. É por isso que continuo a afirmar que o mal do Brasil não são os políticos;nem os ladroes e etc. é o JUDICIÁRIO que não presta. se prestasse , todo essa tropa do PT;PSDB e etc tava tudo na cadeia. é só bandido.

    ResponderExcluir
  2. O homem mais rico do Brasil é o Eike Batista. Alguns até o chamam de midas, pois fez várias empresas de mineração, petróleo, gas, etc. e fez lançamento no mercado dos papéis e sem ter ao menos implantadas essas empresas e ganhou bilhões. O porquê disso? será que é um dos homens mais inteligentes do globo ou é um homem de tamanha sorte que todo o lance que dá gera milhões de dólares? Nada disso, ele possui as informações que eram privilégio da Vale, que inclusive obtinha muitas informações da Petrobrás, sobre o subsolo brasileiro. Seu pai foi o primeiro presidente da Vale do Rio Doce, quando era estatal e lhe passou as informações e ele fez uso delas. Os bilionários da Rússia,é outro exemplo da apropriação do conhecimento para fins particulares, depois da derrocada da URSS.
    Ministros, Dirigente do Banco Central, do Bndes, etc, após saírem levam o conhecimento da máquina, assim como da projeção dos investimentos futuros, o que é comprado a pelas empresas, principalmente multinacionais. Tornam-se consultores e fazem esse serviço e isso não é ilegal e em certas situações pode ser amoral quando afronta os interesses nacionais. Não é o caso do Palocci. AFP

    ResponderExcluir