BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 11 de junho de 2011

Uma semana com o PMDB no comando !!

Enquanto no governo essa semana que termina foi vista como a pior do governo, coincidentemente no PMDB a opinião é bem diferente. Se levarmos em conta as matérias publicadas hoje na mídia, todas elas apontam para o fortalecimento do PMDB e enfraquecimento do PT, inclusive, segundo a mídia, com a presidenta "mandando recado" ao PT de que o governo é dela.
Bom, se isso for verdade, essa semana foi só o início do problema.
No meu entendimento, diferentemente de Lula, Dilma não tem o perfil de quem tratá para si a responsabilidade política, embora não seja boba. A presidenta queria uma Casa Civil digamos mais "técnica", para isso mudou o perfil da Secretaria de Relações Institucionais, colocando alguém mais firme, mais engajada.
Acredito que a presidenta já sabia disso quando mudou Palocci, até porque teve que repreender publicamente sua a ministra da Casa Civil, em sua cerimônia de posse. Enquanto a ministra Gleisi se referia exastivamente à oposição, a presidenta Dilma teve de lembrá-la que também faz parte da democracia "derrotar" a oposição. Ideli está mais afeita a essa tarefa.
Por outro lado, a situação interna do PT não está bem resolvida. Até o momento o governo vem empurrando com a barriga as nomeações regionais, o que, além de não resolver o problema, ainda o acirra mais, pois o partido reclama o tratamento recebido em detrimento aos partidos da base aliada, inclusive o PMDB.
Por fim, vale destacar ainda, ao que tudo indica a presidenta Dilma tá opostando suas fichas em resolver a crise do Novo Código (Des)Florestal no senado, privilegiando esta Casa nas escolhas que fez. Contudo, a presidenta mudou uma tradição de que a interlocução política do governo sempre foi exercida por membros do Congresso, onde a tensão política é sempre maior.
De qual quer forma, as cartas já estão na mesa. Agora é jogar !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário