BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A eleição Brasil Novo

Por Rolando Noronha.

A vitória do candidato Alexandre Lunelli, do PT, na eleição suplementar, realizada no último domingo 05, no município de Brasil Novo, tem um gostinho especial, de certa virada na transamazônica, região conservadora onde o candidato a governador do PSDB ganhou em todos os municípios no pleito passado.

A eleição de Lunelli sobre o candidato José Carlos, do PSB derrotou o PSDB, que tinha o vice e que na verdade comandou o grupo de apoio a José Carlos.

O candidato do PT obteve teve 5.210 dos votos válidos,ou 55,94% do eleitorado, contra 4.104, do segundo colocado, ou 44,06%.

No comício final dos dois candidatos, estiveram no Brasil Novo deputados e lideranças estaduais, enquanto Lunelli contou com Zé Geraldo, Airton, Paulo Rocha, pref. Darci, Miriquinho, no palanque adversário de Jose Carlos estiveram Lira Maia, Megale, Cassio Andrade, Jr Ferrari e Ozorio juvenil. Além disso, a militância do PT de toda a região veio em caravanas para ajudar na campanha, estavam lá os companheiros Uruara, Souzel, Anapu, Vitória do Xingu e Altamira, muita solidariedade, ato bonito e gostoso de se ver.

O destaque foi para o fato de que o vice de Alexandre é do PMDB, mas no entanto, o dep. Ozorio Juvenil subiu de surpresa no palanque contrario. Também pudera, com o rabo preso demonstra que é refém do PSDB. Outro destaque é que apesar de muito divulgado que Jatene viria para subir no palanque do Jose Carlos, isso não ocorreu, a turma do PT não deixou mole, fez uma charge do Jatene, tocando violão, vindo em cima de uma tartaruga para o comício.

UM pouco da História dessa conquista:

O Brasil Novo fica na rodovia Transamazônica, a 46 km de Altamira. Alexandre Lunelli foi derrotado nas eleições de 2008 por apenas 86 votos, perdeu para Carlos Caetano do PR, mas de plumagem amarela, pois pertenceu ao PSDB.

A justiça afastou Carlos Caetano por compra de votos e não julgou o processo para dar posse a Alexandre. Assumindo a prefeitura o vereador Lindomar Garcia, PTB, conhecido por Santos, presidente da Câmara, e depois com nova mesa Diretora da Câmara Municipal, assumiu a prefeitura a vereadora Fátima, nova presidente da Câmara.

O então candidato a vice-prefeito, na chapa de Alexandre Lunelli, José Carlos, PSB, se apresentou como candidato a prefeito na chapa contrária a Alexandre.

Concorreram assim duas chapas. Uma encabeçada por Alexandre Lunelli ,do PT, tendo como vice o vereador Aurino Martins, do PMDB e coligado com PV e PDT, a outra, encabeçada por José Carlos, do PSB, tendo como vice Rogério Oliveira, do PSDB, representando o agrupamento do prefeito cassado Carlos Caetano.

Uma pergunta recorrente é se uma gestão que terá pouco mais de um ano será capaz de mostrar trabalho e reeleger o prefeito para um mandato completo? No entanto cabe considerar que a oposição foi derrotada, esta sem recursos e de moral baixa, em apenas um ano não vão conseguir se refazer, enquanto o Alexandre ganhou o voto de confiança do povo, numa empolgação contagiante que tem muita lenha para queimar, alem disso cabe lembrar o caso de Tracuateua, onde com pouco mais de um ano no mandato, o vereador Nelson que assumiu a prefeitura conseguiu se eleger. Resta torcer e apoiar o sucesso dessa gestão!

Um comentário:

  1. Entre tantas cidades e inclusive no estado o pt já mostrou que nao é uma sigla que governa. fato que Ana Julia bem como varias cidade em que o pt administrou não conseguiram reeleição. quanto a virada de Alexandre nao foi uma virada do povo de Brasil Novo pois centenas de eleitores de municipios circuvizinhos transferiram seu domicilio eleitoral para dar força ao pt nesta "batalha". Também vale lembrar que o candidato Jose Carlos não representou o grupo de Carlos Caetano, mas sim o povo que desejava um candidato ficha limpa sem processo na justiça e que não precisou de liminar para amparar sua candidatura pleiteada.

    ResponderExcluir