BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 11 de junho de 2011

Mudanças no PT ?!?!

Alteração do processo de escolha do comando partidário faz parte de proposta de revisão do estatuto petista
Ricardo Galhardo, iG São Paulo
11/06/2011 07:26

O PT pode acabar com as eleições diretas para dirigentes do partido. A proposta faz parte do anteprojeto de reforma estatutária elaborado por uma comissão sob o comando do deputado Ricardo Berzoini, ex-presidente do partido.

O anteprojeto também propõe alterações em temas vitais para a vida interna partidária como o financiamento do partido em períodos fora das eleições, restrições à participação de novos filiados em eleições e a concentração nas mãos das instâncias superiores das decisões sobre candidaturas.

A Proposta faz parte do anteprojeto de reforma estatutária elaborado por uma comissão sob comando de Berzoini, ex-presidente do partido.

O texto será submetido a uma série de debates internos. A definição sobre as mudanças no estatuto ficarão a cargo do 4º Congresso Nacional Extraordinário do PT, marcado para setembro.

Uma das propostas mais polêmicas é sobre a forma de escolha da direção. Desde 2001 o PT é o único partido do Brasil a escolher seus dirigentes por meio de eleições diretas. O último Processo de Eleições Diretas (PED) mobilizou 500 mil filiados em todo o Brasil.

Se por um lado o PED foi uma experiência de aprofundamento da democracia partidária, por outros trouxe problemas como filiações em massa com o único intuito de criar currais eleitorais e o acirramento de disputas internas.

O anteprojeto de reforma estatutária apresenta três propostas de emenda para alterar a forma de escolha da direção. Uma delas defende o fim do PED e a eleição dos dirigentes por meio de um encontro de delegados. A segunda proposta é pela manutenção do PED e a terceira sugere eleições diretas para os diretórios municipais e zonais e indiretas para as direções estaduais e nacional.

Com o objetivo de conter as filiações artificiais, o anteprojeto propõe uma série de barreiras aos novos filiados como ampliar de um para dois anos o prazo para que novos filiados possam concorrer a eleições pelo PT.

Financiamento partidário

A reforma estatutária também prevê novas formas de financiamento das atividades partidárias. Uma delas é taxar em 1% ao mês os salários dos dirigentes. Outra é transferir para o diretório nacional toda a arrecadação, hoje a cargo dos diretórios municipais.

Além disso, a reforma sugere uma série de barreiras para a realização de prévias eleitorais. Uma das emendas estipula que para ter direito a disputar prévias o pré-candidato deve ter apoio de no mínimo 30% dos delegados ou 20% dos filiados.

Nos locais onde o PT é governo, a realização ou não de prévias será decidida pela instância partidária superior. “A decisão de ter prévia também é uma decisão política”, explicou Berzoini.Segundo ele, outro ponto importante é o aumento de 30% para 40% do número de mulheres nos cargos de direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário