BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eleições no Flamengo

Nas últimas semanas tenho recebido enxurradas de e-mail de "gente" (ou fake) que defendem a recandidatura da atual presidente do C. R. Flamengo, Patrícia Amorim, isso porque a campanha da Patricia Amorim está certamente se valendo dos cadastros eletrônicos do Clube, tais como FlaTV, Loja do Fla, Campanha do Tijolinho do CT e por aí vai, já que costumo participar desses canais, sem no entanto ser sócio do C.R. Flamengo.

Esses e-mail porém tem servido para que eu possa perceber como vai o andamento das eleições no "Maior do Brasil", embora só tenha recebido e-mail de "gente" defendendo a desastrosa gestão dessa senhora.

No que posso perceber, há um grande esforço de marketing para vender uma imagem de que a atual direção do C.R. Flamengo é responsável pela sua valorização patrimonial, basicamente no que se refere à sede do clube, conhecida como Gávea, onde, segundo esses e-mail, reside o principal foco de atuação dessa atual gestão. 

Em suas argumentações ficam evidentes a valorização das ações de reforma das instalações da Gávea, em face a uma também clara estratégia de "minimizar" o desastre da gestão de Patrícia Amorim na área mais importante do clube, o futebol, que, obviamente, é a principal razão de ser do Flamengo.

Eis aí, na minha avaliação, a principal questão posta nesta eleição, que se refere a dicotomia entre um grupo que vê o C.R.Flamengo como um clube social, com cerca de 5 mil sócios e R$ 10 milhões de arrecadação anual, contra um outro grupo que vê o MENGÃO como uma 'nação' de 40 milhões de Rubro-Negros e um faturamento anual superior a R$ 200 milhões por ano.

O Fla não pode ser visto como um clube social, valorizar o patrimônio do clube é sim muito importante, mas pode ser a sua razão de ser. O Flamengo é um clube de futebol e entender esse posicionamento faz toda diferença, já que todos os outros principais clubes de futebol do Brasil estão crescendo e só o Fla não, se não vejamos:

a) Corinthians, Grêmio, São Paulo e futuramente o Palmeiras estão apostando suas ações de crescimento a partir de suas arenas, ou seja, estão potencializando o crescimento do clube através do que é um elemento chave de identidade no futebol, o mando de campo. O marketing gira em torno do negócio futebol;

b) O Santos gira seu crescimento em torno de sua base de formação de novos atletas;

c) O Internacional utiliza um engenhoso programa de sócio torcedor;

d) O Cruzeiro e o Atlético Mg estão ancorados em seus excelentes Centros de Treinamentos;

e) O Fluminense se ancora numa relação diferenciada com o seu patrocinador.

Portanto, todos os principais clubes brasileiros estão voltados para o futebol, menos o Flamengo da Patrícia Amorim, que está preocupada com a piscina, com parque infantil e com os bares da Gávea.

Já chega !!! Fora Patrícia Amorim. 

Um comentário:

  1. patricia amorim cometeu tantos erros em um clube como oflamengo que por bem pouco nao vai para a serie b. hoje e um clube desacreditado para efetuar qualquer tipo de negociaçao.

    ResponderExcluir