BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Blog do Puty: Plenária da DS reúne mais de 50 municípios


A plenária estadual da DS, ontem à noite, contou com cerca de 200 pessoas, mais de 50 municípios, representados em Belém. A tendência do PT vai realizarplenária nacional, e antecipou o debate sobre temas relativos à conjuntura, à organização do PT, e relativos à história de organização do partido na história da política e da democracia brasileira. A plenária apontou para avaliações construtivas e para estratégias para 2014.

Representantes da Executiva do PT, do diretório estadual, representantes de órgãos federais, como o delegado do MDA, Paulo Cunha e, do Programa “Terra Legal”, de mandatos municipais, novos prefeitos, como o Padre Nelson de Bragança, e a companheira eleita prefeita, Romana, de Augusto Corrêa, e militantes em geral da tendência participaram desse encontro no Sindicato dos Bancários.

O deputado Puty falou sobre conjuntura, destacando as políticas do governo Dilma em ações de inclusão social, como ações firmes, que protegem a economia interna, que avançam na redução de tributos, como a taxa de energia; que discutem e definem ações junto aos bancos, baixando taxas de juros, para facilitar créditos para a classe média e classe C etc. São quase 30 milhões de brasileiros que saíram da pobreza nos últimos anos, e isso é uma marca do governo do PT.

“As conquistas do governo Dilma estão garantindo o respeito às conquistas sociais, elevando PIB, mas garantindo as medidas populares de geração de emprego, de transferência de renda, de políticas de acesso a serviços essenciais, promovendo a democratização ao acesso à educação superior pública de qualidade, debatendo sistema de cotas, entre outros avanços sociais, que afirmem cada vez mais o PT com um programa e um projeto à esquerda nesse país”, afirmou o deputado, vice-líder do governo.

O deputado Edilson Moura assinalou que uma posição do partido no estado passa por afirmar contraposições históricas ao PSDB no Pará, enfrentando o isolamento que sofre da imprensa local. “O PT tem que recorrer às parcerias com movimentos sociais, como é sua história, para atuar na sociedade, e fortalecer ações na Região Metropolitana e interior, fazendo uma oposição qualificada ao PSDB no Pará”.

Várias falas sinalizaram rumos organizacionais da tendência, visando as eleições 2014, afirmando uma postura afirmativa do PT com candidatura própria, buscando no Pará os aliados, e que formem um bloco a partir da defesa dos programas do governo Dilma, que significa valorizar as conquistas sociais que o PT ajudou a construir no país, em vários momentos e setores da sociedade brasileira.

A plenária também destacou a atuação do governo federal, defendendo, principalmente, interesses sociais, lutas históricas do partido, adotando posturas firmes para efetivar políticas públicas, mesmo que para isso adote, como em São Paulo, uma intervenção mais direta, que faça a diferença no combate ao crime e para garantir direitos dos cidadãos, que é papel do Estado.

“É também combatendo a pobreza, promovendo sistematicamente a inclusão social, gerando mais amparo para juventude, para mulheres, para vários setores com transferência de renda, com mais ações, que pensem articuladamente uma cultura de paz, que direitos básicos à cidade, como a segurança, são garantidos”, concluiu Puty.


Nenhum comentário:

Postar um comentário