BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dilma indica ministro do STJ para a vaga de Cezar Peluso no Supremo

Indicação de Teori Zavascki será publicada no 'Diário Oficial da União'. Antes de assumir, novo ministro terá de ser sabatinado no Senado.Priscilla MendesDo G1, em Brasília

O ministro do STJ Teori Albino Zavascki (Foto:
Agência CNJ)

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta segunda (10) a indicação do ministro doSuperior Tribunal de Justiça (STJ), Teori Albino Zavascki, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) ocupada por Cezar Peluso, que se aposentou compulsoriamente no último dia 3.

A informação foi divulgada pelo porta-voz da Presidência, Thomas Traumann. A indicação deve ser publicada na edição desta terça do "Diário Oficial da União". Antes de assumir, o novo ministro terá de ser submetido a sabatina no Senado Federal.

Desde a aposentadoria de Peluso, o Supremo Tribunal Federal faz sessões de julgamento do processo do mensalão com dez ministros, alguns dos quais já manifestaram preocupação com a possibilidade de empate em votações.

Teori Albino Zavascki, 64 anos, nasceu em Faxinal dos Guedes (SC), é mestre e doutor em direito processual civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ministro do STJ desde maio de 2003.
saiba mais
Peluso defende mudança na regra de aposentadoria no serviço público
Cezar Peluso se aposenta como ministro do STF

Ele iniciou a carreira em direito em 1971, em Porto Alegre. Foi advogado concursado do Banco Central por sete anos, tendo passado também pela superintendência jurídica do Banco Meridional do Brasil na década de 80.

Zavascki presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) de 2001 a 2003 e também atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 90.

Atualmente, dá aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário