BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Avaliação do governo Dilma bate novo recorde e sobe de 59% para 62%, aponta CNI/Ibope


 

O governo de Dilma Rousseff teve a aprovação de 62% dos brasileiros, índice três pontos percentuais maior que o registrado na última pesquisa, divulgada em junho deste ano. O levantamento foi apresentado nesta quarta-feira (26 ) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, em Brasília.

Na pesquisa de junho, a avaliação do segundo ano da presidente já tinha atingido patamares ainda maiores que seus antecessores, o também petista Luiz Inácio Lula da Silva e o tucano Fernando Henrique Cardoso. Em junho, o governo de Dilma teve 59% de aprovação, contra 29% de Lula, em junho de 2004, e 35% de FHC, em maio de 1996.

A aprovação pessoal da presidente manteve-se na marca de 77%, mesmo percentual apurado em março e junho deste ano. O índice também superior aos alcançados por FHC (60%) e Lula (54%).


Foto 10 de 27 - 25.set.2012 - A presidente Dilma Rousseff discursa na abertura da 67ª Assembleia Geral da ONU, que reúne líderes dos principais países do mundo, em Nova York (EUA) MaisTimothy A. Clary/AFP

Já a confiança na atuação da presidente frente ao cargo mais alto do Executivo nacional oscilou de 72% para 73%, ou seja, mantendo-se na margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A confiança em Dilma também é maior que a registrada por Lula (54%) e FHC (53%).

A pesquisa avalia trimestralmente a opinião pública com relação à administração federal. A CNI/Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012.
Notícias do governo

Os entrevistados também foram questionados sobre os assuntos que mais se lembravam do noticiário em temas relacionados ao governo federal.

Os mais citados foram o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), lembrado por 16% dos entrevistados, o anúncio de redução nas tarifas de energia para 2013, as viagens presidenciais, a greve de funcionários públicos e a CPI do Cachoeira, todos citados com 5% dos ouvidos.

Apesar de os temas lembrados envolverem pessoas ligadas ao partido da presidente e às suas ações, 29% dos entrevistados avaliaram como favoráveis as informações publicadas sobre o governo na imprensa, contra 14% que acham desfavoráveis e 36% que consideram as notícias neutras.
Políticas públicas

Três das nove políticas públicas do governo indicadas na pesquisa foram destacadas pelos entrevistados como as mais relevantes e tiveram altos percentuais de aprovação: o combate à fome e à pobreza (60%), o combate ao desemprego (57%) e a ação em favor do meio ambiente (54%).

Já as atividades governamentais relativas à saúde (33%), impostos (57%) e segurança pública (57%) foram desaprovadas pela maior parte dos entrevistados. As políticas públicas ligada à educação foram rejeitadas por 51%.

A aprovação das ações no combate à inflação passou de 46% para 50%.

As políticas de taxa de juros, que são hoje uma prioridade do governo, não registrou mudança e continua com 49% de aprovação mesmo com a redução dos juros desde o ano passado para diminuir os efeitos da crise internacional.


Foto 3 de 20 - Pelo segundo ano consecutivo, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece na terceira posição na lista de mulheres mais poderosas da "Forbes". Desta vez ela foi o destaque na capa da edição da revista norte-americana que traz o ranking completo, composto por 100 mulheresMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário