BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

ASCOM Dep. Edilson Moura: As inverdades do atual secretário de Cultura


Usei a tribuna na sessão de hoje da Assembleia Legislativa do Pará para questionar a declaração do atual secretário de Cultura do Estado, Paulo Chaves, ao jornal “oficial” do governo do estado, dos Maiorana, na matéria sob o título “Arquivo Público busca um novo abrigo. Na reportagem, destaca-se a transferência do Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) para o prédio da Imprensa Oficial do Estado, no Marco, apontada como solução de consenso para amenizar a situação crítica da instituição, que celebrou 112 anos este mês.

Paulo Chaves acusa o governo do PT de não ter feito qualquer planejamento para esse prédio histórico, usando, inclusive, o termo “aberração” em sua declaração. Aberração é um secretário que caminha para três anos de governo e ainda acusa o anterior de negligente. Ora meus amigos, o atual secretário de Cultura simplesmente assina seu atestado de incompetência, principalmente porque ele também passou 16 anos como secretário de Cultura, antes do governo do PT. De fato, é uma aberração passar pelo poder por 16 anos, estar no poder há quase três anos, não fazer nada e colocar a culpa no governo anterior. E nós passamos três anos como secretário de Cultura.

Mas, não é verdade o que declarou Paulo Chaves em sua mídia particular. Nos quatro anos de governo do PT, o planejamento na área de cultura foi elaborado a partir de um amplo processo de consulta popular, com a participação de técnicos da Secult, inclusive do Arquivo Público, onde foram retiradas as diretrizes para o planejamento da política cultural e para o plano estadual de cultura.

No governo Ana Júlia, recuperamos o Palácio Lauro Sodré, que estava fechado; criamos 60 pontos de cultura no estado, que foram abandonados pelo governo do PSDB; interiorizamos a Feira do Livro, enfim. Sobre o Arquivo Público, realizamos diversas ações no prédio, visitado por nós este mês, a convite do deputado Edmilson Rodrigues. Nesta visita, fomos recebidos festivamente pelos servidores, que reconhecem o trabalho realizado no governo de Ana Júlia. Essa visita, com certeza, incomodou o atual secretário de Cultura, do governo do PSDB, do governo do faz de conta.

Um comentário:

  1. Esse governo atual é um governo formado por farsantes e dissimulados!

    ResponderExcluir