BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 21 de maio de 2013

INFORMATIVO CORECON - PA


Conselheiros visitam Banco da Amazônia

Encontro serviu para renovar a parceria entre o banco e o conselho
Estabelecer parcerias e apresentar os novos membros do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (Corecon-PA). Este foi o principal objetivo do encontro ocorrido na manhã desta terça-feira, 7, entre o presidente do Corecon-PA, Rosivaldo Batista, o vice-presidente da entidade, Nélio Bordalo Filho, e o diretor de Gestão de Recursos (Direc) do Banco da Amazônia, Wilson Evaristo. Também participaram da reunião, o secretário executivo de Estratégia, Organização e Projetos (Seorp) do banco, Luiz Lourenço e os economistas Antônio Ximenes, Kléber Mourão e Lúcia Bahia, que, além de conselheiros efetivos do Corecon-PA, são funcionários da instituição financeira.

A proposta do Conselho é estreitar as relações entre a autarquia federal e o Banco, a partir de parceria institucional, visando, entre outros aspectos, o patrocínio aos projetos do Corecon-PA, como por exemplo, a publicação atualizada da Cartilha de Educação Financeira. O projeto original foi patrocinado pelo Banco da Amazônia. Em tempo, o Conselho colocou-se à disposição do Banco, para a realização de palestras, cursos e treinamentos, abordando temas de interesse da classe profissional e dos estudantes de economia.

Os membros do Corecon-PA aproveitaram o encontro para apresentar ao diretor do Banco da Amazônia as demandas dos economistas projetistas do Pará. “Estas solicitações foram encaminhadas à Comissão de Economistas Projetistas, e estão relacionados à atividade de elaboração de projetos para captação de recursos do FNO”, informa Bordalo. Entre as principais petições da categoria estão: a realização de cursos voltados para economistas projetistas, sobretudo na temática de utilização do  Amazon Project - Versão Não Rural; e a explanação sobre a  tabela de preços SINAPI, da CEF, com o intuito de atualização dos profissionais que atuam nesta área.

Outra demanda dos profissionais da economia é a criação de um canal de comunicação entre o Banco da Amazônia e os projetistas, visando à atualização de informações e edições de Notas de Procedimentos. Além disso, o Conselho solicitou a inserção no check-list de Projetos de Viabilidade Econômico-Financeira, para efeito de protocolização no Banco da Amazônia, a apresentação da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do Corecon-PA, como forma de comprovação da habilitação em economia.  O diretor Wilson Evaristo se prontificou a estudar as solicitações que julgou pertinente, inclusive direcionando os assuntos aos setores competentes, para posterior comunicação ao Corecon/PA, das providencias a serem tomadas.

TEXTO: ASCOM

<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<- span="">

PRESIDENTE DO CORECON-PA RECEBE ESTUDANTES DE ECONOMIA DA UFPA

Encontro serviu para estreitar os laços entre os estudantes e os profissionais de economia.
Representantes do Centro Acadêmico de Economia (Caecon) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram recebidos, na sexta-feira, 10, pelo presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará  (Corecon-PA), Rosivaldo Bastista, na sede da entidade. Durante o encontro, Batista convidou os estudantes a participar dos eventos que estão sendo desenvolvidos pelo Conselho, como é o caso do workshop “Dialogando Economia com a Sociedade”, que na próxima edição vai tratar sobre o custo de vida das famílias paraenses.

Os representantes do Caecon também foram convidados a colaborar no processo de organização e mobilização das atividades relacionadas ao Mês do Economista, que ocorre em agosto. Os estudantes, por sua vez, colocaram-se à disposição do Corecon-PA e aproveitaram a oportunidade para estreitar os laços com o presidente do Conselho.  





TEXTO: ASCOM

<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<- span="">

ENTIDADES DE CLASSE ARTICULAM PISO PARA A CATEGORIA

Profissionais da economia, da administração e da contabilidade unem forças para normatizar suas atividades.
As entidades de classe que congregam os profissionais da economia e da contabilidade já começaram a unificar algumas ações em prol da categoria. Na manhã desta terça-feira, 14, os presidentes dos conselhos regionais de economia (Corecon-PA) e de administração (CRC-PA) estiveram reunidos, na sede do Corecon-PA, de onde saíram algumas ideias de interesse das duas classes. Uma delas diz respeito à normatização na realização das atividades desenvolvidas pelos profissionais das duas áreas. De acordo com o presidente do CRC-PA, Eloi Prata, a intenção é buscar, de forma conjunta, soluções para os problemas, tanto dos economistas, como dos contadores.

Para o presidente do Corecon-PA, Rosivaldo Batista, é preciso se aproximar do governo do Estado, que atualmente é o maior empregador nas áreas da contabilidade de economia. “Buscamos ações que possam melhorar a atuação de nossos profissionais”, pontua, frisando que a falta de piso salarial é a principal bandeira das categorias. “Estamos em articulação com o CRC e com o CRA (Conselho Regional de Administração), de forma conjunta, no sentido de garantirmos a criação de um piso na esfera governamental. Para tal, estamos solicitando audiência com o governador”, assegura. Novo encontro está sendo agendado pelos presidentes. 


TEXTO: ASCOM
<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<- span="">

CORECON-PA GARANTE PARTICIPAÇÃO NA PARÁ NEGÓCIOS 2013

Evento acontece no Mês do Economista, e será incluído nas programações alusivas ao profissional de economia.
A feira Pará Negócios, promovida pela Associação Comercial do Pará (ACP), entre os dias 22 e 25 de agosto deste ano, terá a participação do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (Corecon-PA). O evento, que está entre as principais programações do comércio na Amazônia, reuniu cerca de 150 expositores em sua última edição e contou com a participação de aproximadamente 25 mil pessoas, além do vasto volume de negócios fechados nos quatro dias de feira. 

A parceria entre a ACP e o Corecon-PA foi fechada na última quarta-feira, 22, durante encontro do presidente do Conselho de Economia, Rosivaldo Batista, com o presidente da Associação Comercial, Sério Bitar. A partir do acordo, a autarquia federal ganhará um stand na feira, podendo contribuir com os indicadores econômicos relativos ao comércio varejista estadual e nacional, norteando, desta forma, alguns empresários que pretendem realizar investimentos.

Batista aproveitou a oportunidade para convidar a ACP a participar das ações do Corecon-PA em 2013, sobretudo nas programações que envolvem palestras voltadas para o custo de vida da população paraense. O encontro também serviu para que fosse discutido o apoio ao lançamento do livro de Armando Mendes. O presidente do Corecon-PA também convidou a ACP a contribuir nas discussões sobre o imposto, a tributação e o cidadão, que estão sendo levantadas pelo Conselho de Economia. 


TEXTO: ASCOM
 <->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<- span="">

MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO PARAENSE DIALOGA COM O CONSELHO

Estudantes de economia prometem participar ativamente das programações do Corecon-PA.

O presidente do Conselho Regional de Economia do Pará (Corecon-PA), Rosivaldo Batista, esteve reunido nesta quinta-feira,16, com representantes do Movimento Universitário Paraense (Mupa) para consolidar a parceria entre os estudantes de economia e a autarquia federal. 

Os acadêmicos propuseram ao presidente a prestação de serviços voluntários, com o intuito de angariar conhecimento prático na área, além de garantir maior integração entre alunos e profissionais de economia. Rosivaldo Batista acatou a parceria e aproveitou a oportunidade para convidar os estudantes a apoiar às programações relativas ao Mês do Economista, que acontecem em agosto. O evento contará com varias atividades e palestras voltadas aos profissionais e estudantes de economia.

O presidente irá avaliar ainda, juntamente com os demais membros do conselho, a viabilidade de apoiar a caravana dos alunos de economia da Universidade Federal do Pará (UFPA) ao Congresso Brasileiro de Economia, CBE, que acontece em setembro deste ano, na capital amazonense. 

TEXTO: ASCOM

 <->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<- span="">

PARCERIA ENTRE CORECON-PA E FACULDADE GERA OPORTUNIDADES

Acordo garante descontos no curso de pós-graduação em Gestão de Cidades.
O Conselho Regional de Economia do Pará (Corecon-PA), fechou nesta quinta-feira, 16, uma parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. O acordo vai propiciar aos economistas e dependentes a possibilidade de cursarem pós-graduação em Gestão de Cidades, oferecida exclusivamente no Pará pela instituição de ensino superior parceira do Corecon-PA. 

Após constatar a falta de cursos de qualificação para estudantes e profissionais da área de economia no Pará, o presidente do Corecon-PA, Rosivaldo Batista, conversou com o consultor comercial Thiago Puti, representante da Faculdade Mauricio de Nassau, sobre a possibilidade de abertura de um curso de pós-graduação em Gestão de Cidades.

O curso vai permitir o conhecimento sobre os impactos econômicos produzidos pelo inchaço desenfreado das grandes cidades, e como geri-los. Durante o encontro também foi discutida a viabilidade de se abrir uma turma deste curso em Santarém, com o apoio do Corecon-PA local, assim como em outros municípios paraenses, como Marabá e Parauapebas. 

TEXTO: ASCOM


 <->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<->-<- span="">

CORECON-PA PROMOVE CURSOS PARA A CATEGORIA

Atualização em Economia, Elaboração de Projetos e EIA/RIMA são alguns dos temas abordados nos treinamentos. 

A Comissão de Articulação e Promoção Social do Economista esteve reunida na última quinta-feira, 16, para planejar as próximas ações que serão desenvolvidas pelo Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (Corecon-PA), em termos de treinamentos e qualificação da categoria. Participaram do encontro, além do presidente da Comissão, Sávio Tourinho, os integrantes Érick Douglas, Gabriela Portal e a assessora técnica da Casa do Economista, Rosângela Santos. De acordo com Tourinho, a comissão pretende trabalhar com três propostas de cursos, que, aliás, estão entre as metas da atual gestão. 

O primeiro deles é o treinamento voltado para a atualização em economia, que começa no dia 17 de junho. O curso terá carga horária de 240 horas e vai permitir ao participante ter noções mais aprofundadas sobre micro e macroeconomia, estatística, finanças, entre outros assuntos. A qualificação vai ajudar os economistas que pretendem disputar os concursos da Superintendência para Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Banco Central (Bacen) – programados para este ano -, bem como àqueles que concorrerão a uma vaga na Associação Nacional dos Centros de Pós-Gradução em Economia (Anpec). O investimento para economistas é de R$ 700, e de R$ 600 para estudantes. Mais informações sobre o curso podem ser obtidos no site do Corecon-PA (www.coreconpara.org.br).

Além do curso de atualização em economia, a comissão está programando o treinamento sobre Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e de Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (RIMA), com o objetivo de contextualizar a importância desta temática aos economistas. “Tem muita coisa que se pode fazer em temos de projetos, e que o economista precisa saber”, diz Sávio Tourinho. Outro curso está sendo programado pela Comissão de Articulação é o de Elaboração de Projetos, que será ministrado pela professora Mônica Corrêa.

TEXTO: ASCOM CORECON-PA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário