BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

MANTEGA: TRAJETÓRIA DA INFLAÇÃO É DESCENDENTE NOS PRÓXIMOS MESES



"Há uma trajetória semelhante da inflação nos últimos anos. Ela sobe no final do ano, se mantém alta nos primeiros meses e depois cai", disse o ministro da Fazenda nesta quinta-feira; Guido Mantega frisou ainda que a alta dos preços está concentrada no setor de alimentos e que o governo está tomando todas as medidas para evitar que outras áreas sejam afetadas

9 DE MAIO DE 2013 ÀS 12:06

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Apesar de o índice de inflação oficial de abril ter ficado acima das previsões, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (9) que o índice está sob controle e que há uma tendência de queda nos próximos meses. Depois de reunião com a bancada do PT na Câmara, o ministro frisou que a alta dos preços está concentrada no setor de alimentos e que o governo está tomando todas as medidas para evitar que outras áreas sejam afetadas.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,55% em abril, informou ontem (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado supera a taxa de 0,47% registrada em março.

"A tendência da inflação é cair nos próximos meses, não obstante, estamos atentos, tomando as medidas necessárias para impedir a difusão e o contágio de outros setores. Este é o perigo: outros setores ficarem achando que vai haver um aumento generalizado e podem querem subir a inflação. Isso não está ocorrendo. A inflação não é generalizada, está muito mais concentrada no setor de alimentos e isso vai cair, todo mundo sabe", disse Mantega.

O ministro comemorou a queda no índice de difusão, que calcula em quantos setores há inflação. Segundo ele, os preços no atacado já estão em queda e isso vai ter reflexos no varejo nos próximos meses. "Temos que ficar atentos a isso [com a indexação da economia] para não permitirmos o contágio, mas o índice de difusão deu uma melhorada em abril. Caiu de 69% para 65% e isso é uma boa notícia."

De acordo com o ministro, apesar do resultado acima do previsto para o mês de abril, o IPCA é melhor do que os índices registrados no mesmo período de 2010 e 2011.

"Há uma trajetória semelhante da inflação nos últimos anos. Ela sobe no final do ano, se mantém alta nos primeiros meses e depois cai. Com algumas variações por causa dos regimes de chuva, de seca, de problemas externos. Então, este ano temos uma pressão mais forte de alimentos, que foi causada por problemas no exterior. Mas também temos eventos que dependem das nossas chuvas, das safras e entressafras e, portanto, a trajetória da inflação é decrescente no Brasil nos próximos meses. Todas as previsões são nesse sentido", reforçou.

Sem adiantar valores, Mantega disse que o governo vai impulsionar o Plano Safra para estimular o setor agrícola. "A inflação está sob controle, o governo está tomando todas as medidas, estaremos fazendo um Plano Safra que vai estimular ainda mais a produção agrícola brasileira, que já é boa. Estamos batendo recorde de safra. Este ano vamos bater recorde novamente. No primeiro trimestre deste ano, a produção de grãos aumentou 50% em relação ao ano passado. Portanto, a agricultura vai bem, e a oferta de produtos agrícolas vai aumentar. Mas existem fatores sazonais", ponderou.

Edição: Juliana Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário