BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Blog da Ana Júlia: Jatene: violência se deve a aspiração de consumo da população


"O aumento do índice de violência no estado do Pará se deve a aspiração de consumo da população". A frase, dita no programa matinal de rádio do governo estadual pelo próprio Simão Jatene, sinaliza para o povo paraense que o pensamento hegemônico do poder público estadual acredita profundamente que as causas que levam à matança desenfreada nas nossas cidades, ao aumento da violência contra a mulher e da criminalidade em geral, lhe são alheias. Ou seja, nada que o governo faça poderá mudar a realidade, porque trata-se de uma vontade subjetiva da população.

Mais impressionante que a famosa tese da "sensação de insegurança", a tese da "aspiração de consumo" leva para o plano abstrato algo que é bastante concreto. Não são desejos de consumo que matam dezenas de pessoas, incluindo policiais, semanalmente. É a ausência do estado como agente da garantia da ordem, da garantia dos direitos, que leva o crime organizado a recrutar dezenas de jovens para o tráfico de drogas. Jovens estes que não acreditam que ser professor, policial, trabalhador da construção civil, vá lhes proporcionar futuro, quando os traficantes e chefões do crime exercem cada vez mais o poder nas comunidades onde moram.

Para conter a onda de criminalidade, é preciso investir em polícia sim! Mais policiais, mais viaturas, mais armamentos, mas também mais formação em policiamento comunitário, para que o policial intervenha na comunidade não como um mero repressor, mas também um construtor da garantia da ordem e dos direitos. Mas também é preciso investir na melhoria real da educação - e não no blablablá de "pactos"- na melhoria da saúde, da infraestrutura, da geração de empregos e renda.

Dessa forma, o jovem não deixará que sua "aspiração de consumo" o leve para o mundo do crime. Mas sua "aspiração de consumo" o levará para a escola, para um curso profissionalizante, para uma igreja, pois ele vai acreditar que a ordem social deve ser mantida, que vale a pena ser trabalhador. Numa sociedade caótica, onde o estado é apenas lembrado em propagandas, onde as delegacias estão fechadas, onde as escolas caem aos pedações, não há saúde, transporte público e nem direito, onde o estado age apenas em benefício de uma curriola, a violência campeia. Trabalhe de verdade, para todos, governador, e aí veremos a redução da violência.

Um comentário:

  1. Parabens pela estrutura e conteudo de seu blog, estou compartilhando aqui, Forte abraço Willian camiseta
    faça-nos uma visitaWWW.CAMISETASDOBALACOBACO.COM

    ResponderExcluir