BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ao Deputado Claudio Puty a nossa solidariedade!

Quem conhece Claudio Puty sabe que ele sempre se pautou em valores importantes não somente em sua vida pessoal, familiar, profissional, social, mas também como homem público, nos cargos que ocupou na Academia, no Executivo Estadual e no parlamento. A visão da importância do conhecimento e especialização, da valorização do trabalho, da participação constante nas lutas sociais com a visão de fraternidade contra as injustiças de toda ordem, da política como forma de fazer acontecer as mudanças estruturais do Pais, fez parte da sua formação de caráter e direciona suas ações. Desde a sua juventude buscou ser ativo participante dos movimentos sociais e estudantis.

Muito estudioso, graduou-se em Economia, Cursou o NAEA- Núcleo de Altos Estudos da UFPA, tornou-se professor da UFPA, através de concurso público, fez especialização e mestrado no Japão (Universidade de Sukuba), onde passou 3 anos e mestrado e doutorado nos Estados Unidos, no New York Institute For Social Research, berço da chamada –nova esquerda, com permanência de 5 anos, sendo que durante 7 meses ficou na Universidade de Siena, na Itália, na época da destruição das torres gêmeas. É poliglota, dominando vários idiomas estrangeiros.

Como professor buscou sempre a excelência e as mudanças estruturais na Universidade. Com apoio do reitor a época, trouxe para a área de economia professores de fora para, segundo ele, contribuir com o processo de mudança qualitativa necessária e lutou e conseguiu instalar o curso de mestrado em Economia. Além de pesquisas econômicas na Amazônia, promoveu cursos de especialização para a SUDAM e BASA.

Convidado para trabalhar no Governo do Estado, no Governo Ana Júlia, ocupou a Secretaria de Governo e posteriormente a Secretaria da Casa Civil, tendo se destacado pelo seu conhecimento e trabalho.

Disputou e venceu o pleito eleitoral e foi diplomado Deputado Federal, exercendo com muita disposição esse ilustre cargo, desde sua posse em 2011. Com um exercício de 2 anos, mostrou o seu brilhantismo nas ações empreendidas, sendo desde o início despontado como um parlamentar cioso de suas obrigações e assumiu ainda em 2011 a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, com resultados importantes, como o estabelecimento da desoneração fiscal das microempresas e posteriormente a de Receitas Orçamentárias da União. Participou como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do trabalho escravo com muitas altivez e coragem. Estava ocupando no Congresso a vice liderança do Governo. A nível estadual esteve a frente de uma comissão parlamentar que acompanhou a desenvolvimento da CPI da ALEPA.

A sua eleição e atuação parlamentar despertou no grupo de poder estadual um incômodo muito grande, pois não podiam admitir a consolidação de uma liderança que viesse se contrapor a seus interesses. E lógico, buscaram da maneira mais sórdida o seu apeamento através de um processo judicial, baseado em uma investigação da operação Alvorecer com grampeamento telefônico, em que centenas de nomes aparecem nas ligações gravadas. Não há qualquer processo na Polícia Federal e teve suas contas aprovadas pelo TRE. A conversa gravada, em que se baseou a acusação, apenas fazia referência a ele, que poderia ajudar os personagens que dialogavam na aprovação de algum projeto na SEMA, projetos esses que não tiveram sua interferência e, inclusive, não foram liberados. A decisão do tribunal nesse julgamento choca a todos que acompanham a trajetória de Cláudio Puty pela seletividade e julgamento sem provas concretas, baseado na possibilidade de uma autoridade ser responsável pelo que acontece ou poderia acontecer sobre qualquer possível malfeitoria pelo simples fato de terem pronunciado o seu nome em uma conversa telefônica.

Para quem estudou a história do Brasil ou viveu outras épocas sabe que os políticos/jornalistas que incomodavam os chefes políticos, chamados coronéis, não tinham vida longa. Os interesses políticos e econômicos falavam mais alto e a vida humana não tinha qualquer valor. Isto ainda acontece nos rincões mais atrasados. Na ditadura recente, um cidadão que incomodasse poderia sofrer desde a simples prisão à tortura ou até o desaparecimento.

No momento atual a superestrutura do poder age de outra forma, mas em consonância com os interesses políticos locais. Essas situações mostram a necessidade do aperfeiçoamento da democracia, em todos os níveis de poderes. Na política, através da reforma política, no judiciário com o controle social ou algum tipo de controle externo, pois cada dia vemos absurdos serem cometidos pelos que deveriam ser os principais defensores da justiça. O julgamento político é inadmissível.

Cabe a todos os que defendem processos justos se solidarizarem com o Deputado Cláudio Puty, que, com certeza, vai recorrer a instância superior para reparar o dano causado por esse julgamento político. Força Deputado e vamos em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário