BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Pará parou: Infelizmente o governador Jatene está destruindo um dos maiores legados deixados pelo PT !!

O governo do PT no Pará lutou muito e conseguiu estabelecer um modelo de desenvolvimento para estado pautado na desconcentração das ações, na infraestrutura, na inovação tecnológica e na industrialização. Isso fica bem visualizado se olharmos especificamente para a região sul e sudeste do Pará.

Nesta região, o governo do PT, da companheira Ana Júlia, estabeleceu alguns pilares centrais para o seu desenvolvimento, tais como: integrar a região a um sistema intermodal de infraestrutura de transporte com a conclusão das Eclusas de Tucuruí e o LICENCIAMENTO da obra de derrocamento do Pedral do Lourenço, etapa importante para a construção da hidrovia Araguaia-Tocantins.

O governo do PT estabeleceu como prioridade a intensificação junto ao governo federal da criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UFESSPA; criou o Parque Tecnológico do Tocantins, em Marabá e junto ao BNDES garantiu os recursos para a sua efetiva implantação; implantou o programa NavegaPará na região, levando importante tecnologia de transferência de dados para os municípios.

Implementou uma luta voraz contra o Grupo Vale e junto com governo federal conseguiu 'convencer' o grupo a implantar aqui no estado uma indústria de beneficiamento do minério de ferro e produção de aço, a ALPA. Para tanto, traçou uma estratégia de fortalecimento e ampliação do distrito industrial de Marabá, atraindo outras empresas na cadeia do aço.

Com a vitória de Jatene, tudo isso se perdeu, o ativismo desenvolvimentista do PT deu lugar a inoperância e falta de visão estratégica. O Pará parou !!

O exemplo concreto disso pode ser visto nessa matéria do blog do Hiroshi, onde o IBAMA afirma que a  Secretaria de Meio Ambiente do Pará - SEMA é, de fato, quem tem a prerrogativa do licenciamento da obra do Pedral do Lourenço. Como já mencionado, no governo Ana Júlia a licença foi expedida, já no governo Jatene a licença foi cancelada sob o argumento de que teria de ser o IBAMA o órgão a conceder a mesma, numa clara disposição da SEMA em atrapalhar e execução da obra. Lamentável !!


 
Ibama diz ser competência da Sema licenciar obra da derrocagem do rio Tocantins

Em audiência da Comissão de Infraestrutura do Senado, o presidente do Ibama, Volney Junior, garantiu que o órgão federal defende e vai validar a competência da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará para o licenciamento ambiental do derrocamento do Pedral do Lourenção, fundamental para a viabilização da Hidrovia do Tocantins, no sudeste do Estado.

No vídeo postado, momento no qual o senador Flexa Ribeiro ouve do presidente do Ibama, na Comissão de Infraestrutura, afirmativa de que “é uma competência genuína do Estado, a Sema conceder o licenciamento ambiental para as obras de derrocagem do Tocantins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário