BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dilma Rousseff sanciona leis que criam mais quatro universidades federais brasileiras


A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira (5), às 15h, as leis que criam as universidades federais do Cariri (UFCA), do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba).

A criação das universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), pelo qual o governo federal tem adotado uma série de medidas que objetivam retomar o crescimento do ensino superior público, tendo como meta inicial a interiorização deste nível de ensino.


Puty comemora a criação da Unifesspa ladeado de parlamentares e prefeitos paraenses

“Hoje é um dia para ser celebrado porque nosso país dá mais um passo rumo à transformação social e ao desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. Como parlamentar paraense e relator do projeto de criação da Unifesspa na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, parabenizo os municípios contemplados pela conquista e encorajo a permanecerem na luta aqueles que ainda buscam por novos campi, como o município paraense de Redenção. Este governo federal tem um compromisso em continuar o processo de democratização do ensino superior no Brasil. Os números comprovam: em 2002 tínhamos 114 municípios como sede de universidades federais. Hoje este número saltou para 275, sem contar com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”, comemora o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA).

Entre 2003 e 2010, o programa foi responsável pela criação de 14 novas universidades federais e 126 novos campi ou unidades acadêmicas, chegando agora a 63 universidades e 321 campi em todo o país. A expansão aumentou também o número de municípios brasileiros atendidos por universidades federais, de 114 em 2003, para 272, em 2010, beneficiando a partir do início do funcionamento destas quatro universidades, mais 16 municípios brasileiros.

A Universidade Federal do Cariri será implantada a partir do desmembramento dos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a criação dos campi de Icó e Brejo Santo. Serão criados 27 cursos de graduação, tendo como meta atender a 6.490 estudantes. Serão contratados 197 professores e 530 técnicos administrativos.

Já a Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará começará a partir do desmembramento do campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA), acrescido de novos campi em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará. Ofertará 12.830 vagas em 47 cursos de graduação e serão contratados 506 professores e 595 técnicos administrativos.

Na Bahia, o município de Itabuna sediará a Universidade Federal do Sul do Bahia, instituição também multicampi, com unidades também em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, beneficiando a população da Microrregião de Ilhéus e entorno. Contará com 36 cursos de graduação, para os quais serão contratados 617 professores, além de 859 técnicos administrativos.

No mesmo estado, a sede da Universidade Federal do Oeste da Bahia será em Barreiras, com unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. Funcionará com 35 cursos de graduação, para os quais serão ofertadas 7.930 vagas. Serão contratados 357 professores e 408 servidores administrativos.

Fonte: Portal Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário