BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Altamiro Borges: Indústria cresce, Aécio, de ressaca



por Altamiro Borges, em seu blog

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta terça-feira que a produção industrial no país avançou 1,8% em abril na comparação com março.

Conforme aponta a repórter Flávia Villela, da Agência Brasil, “este é o segundo resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação, um ganho de 2,7% nesse período, segundo a Pesquisa Industrial Mensal… Na comparação com abril do ano passado, a indústria cresceu 8,4% em abril de 2013, a taxa mais elevada nesse tipo de comparação desde agosto de 2010 (8,6%)”.

Outro dado significativo da pesquisa, que deixará desnorteados os “urubólogos” da mídia, é que a categoria bens de capitais (máquinas e equipamentos) foi a principal responsável pelo aumento da produção industrial, ao apresentar a maior variação em abril, com alta de 3,2% – “o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 15,5%”.

A expansão em abril alcançou todas as categorias de uso e 17 dos 27 ramos pesquisados. Entre os poucos setores que reduziram sua atividade no período encontra-se o de aparelhos e equipamentos de comunicações (-6,5%) — outra péssima notícia para os barões da mídia nativa.

Como ironiza Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho, o crescimento da indústria foi impressionante. “Os urubus da economia devem estar reunidos em assembléia de emergência, desesperados… A alta deverá fazer analistas reverem para cima as estimativas para o PIB deste ano. É uma notícia extremamente positiva, sem adversativos. Ainda mais porque a alta é mais acentuada no item Bens de Capital, cuja produção em abril cresceu 3,2% no mês, 24,4% na comparação com o mesmo mês de 2012, e 13,4% no acumulado do ano. Bens de Capital é a produção de máquinas para outras indústrias. Se o setor está crescendo, é porque há indústrias se expandindo ou novas fábricas sendo construídas”.

O comando do PSDB também deve estar reunido em assembléia de emergência.

Na semana passada, a sigla neoliberal exibiu o seu programa de rádio e tevê e reforçou o coro alarmista da mídia rentista. Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, só faltou afirmar que o Brasil ruma para a falência total. O pupilo do rejeitado FHC, que colocou o país de joelhos diante do FMI, apresentou-se como salvador da pátria diante do risco de desintegração do país. Agora, o senador mineiro deve estar curtindo uma bela ressaca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário