BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Blog da Ana Júlia: Belém: prefeitura tucana começa a fazer água


A renúncia do secretário municipal de saúde, Joaquim Ramos, anunciada na tarde de ontem, a segunda no secretariado em pouco menos de seis meses de gestão, sinaliza que as coisas não estão fáceis para o prefeito Zenaldo Coutinho.
A versão oficial intramuros é que o secretário pediu para sair depois de ser chamado de burro em uma reunião de secretariado no último dia 24 de maio. O secretário estava sendo criticado pois teria de devolver dinheiro ao Ministério da Saúde pela falta de contratação de serviços - como exames e consultas especializadas - no âmbito do Sus.

A esta crítica, o secretário reagiu convocando uma reunião com todos os gestores das unidades da Sesma onde exigiu maior eficiência, quando foi confrontado com a realidade: seu gabinete deveria autorizar mais serviços e com mais agilidade.

Outro ponto que contribuiu para a queda foi a má avaliação do setor saúde em recente pesquisa publicada no Blog do Bacana. De acordo com o instituto Acertar, autor da pesquisa, quase 70% dos entrevistados disseram que Zenaldo já deveria ter feito algo pela saúde. A principal crítica é justamente a "falta de contratação de médicos especializados e cirurgiões", assim como "melhorias no atendimento nos postos de saúde e hospitais" e "construção/reforma dos hospitais existentes".

Soma-se a isso o mal estar decorrente da repercussão do anúncio da possível compra de um hospital particular, onde o secretário possui de um consultório, e está pronto o caldo para a renúncia de Joaquim Ramos.

É lamentável, porém, que isto ocorra em uma pasta que é tão importante para o povo. Em primeiro lugar por tratar diretamente da vida e da morte do cidadão, portanto onde deveria haver maior estabilidade política. Em segundo, pelo histórico recente: Duciomar teve 8 secretários de saúde, e todos sabemos no que deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário