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quinta-feira, 25 de abril de 2013

China proíbe Vale de usar capacidade total de navio gigante


Conheça o supernavio da Vale, maior cargueiro do mundo10 fotos2 / 10
Do UOL

A Vale lançou em maio o Vale Brasil, maior cargueiro do mundo, com o objetivo de reduzir os custos do transporte de minério de ferro Leia mais Agência Vale

Os navios gigantes da Vale, conhecidos como Valemax, puderam atracar na China, mas sem usar sua capacidade máxima, para adequar-se à legislação do país. Na semana passada, a empresa comemorou a atracação pela primeira vez de um desses navios no país asiático. Porém, só agora a empresa afirma que a capacidade de armazenagem não era total.

O convés dos navios Valemax, os maiores do mundo para carregamento de granéis sólidos, é tão grande que nele caberiam três campos de futebol.

O diretor de ferrosos e estratégia da Vale, José Carlos Martins, confirmou que o volume de minério de ferro carregado é inferior à capacidade da embarcação para adequar-se à legislação chinesa.

"A estratégia para melhorar o sistema logístico [da Vale na exportação] continua muito bem", disse Martins.

Ele afirmou que uma nova estação flutuante, para transbordo do minério, deverá começar a operar na Malásia no início do próximo ano. A empresa colocou em operação neste mês, nas Filipinas, outra estação flutuante.

Martins afirmou que essas estações funcionam como portos e são capazes de transferir 70 mil toneladas de minério de ferro por dia para navios menores, que faz a distribuição do produto no mercado asiático.

A Vale está abrindo portos para o Valemax no Japão e discute a abertura de portos para os mineraleiros também na Coreia.

"Estamos cada vez mais flexíveis na estratégia [logística]", disse Martins. Ele previu que a operação com os Valemax vai ajudar a companhia a reduzir custos. "Quanto maior o navio, menor será o custo de energia", afirmou.

(Com agências)

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