BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Mais uma obra do governo Ana Júlia será inaugurada pelos tucanos

Antônio Silva/Ag. Pará
A mentira e a desfaçatez são as características mais evidentes desse (des)governo Jatene.

Em sua primeira passagem pelo governo do Pará, somando-se aí oito anos como o principal secretário de Almir Gabriel (1995-2002) e mais quatro anos como governador do estado (2003-2006), Jatene nunca trabalhou para amenizar as principais necessidades do povo mais carente do estado, sobretudo no que diz respeito à saneamento e moradia popular. Pelo contrário, em seu governo o programa de saneamento chamado Alvorada, financiado pelo BIRD, foi um dos maiores núcleos de corrupção e desvio de dinheiro público e na área de habitação, Jatene anunciou a construção de 30.000 casas populares com recursos supostamente doados pela Vale, mas que nem mesmo uma única casa foi entregue, pelo menos casa popular, é possível que muitas mansões tenham sido erguidas com essa grana.

Agora, em seu segundo governo, iniciado em 2011, Jatene vem se apropriando politicamente das obras do governo federal no estado, todas elas conquistadas pelo trabalho, empenho e prestígio da ex governadora Ana Júlia junto ao ex presidente Lula.

Em 2006, quando o PT assumiu o governo do Pará, a situação do estado era de caos em todas as áreas mais importantes para a vida da maioria das pessoas, vocês lembram, os tucanos priorizaram investimentos em poucas e caríssimas obras que tinham como principal beneficiária a 'elite' da capital.

Com Ana Júlia houve uma mudança nessa lógica e as prioridades foram invertidas para que as demandas das classes mais carentes fossem atendidas. Assim, buscando a parceria efetiva e o alinhamento político com o governo federal, a gestão governamental se dedicou a construir projetos que pudessem ser inseridos no plano de investimentos do governo federal, o PAC, principalmente nas áreas de saneamento e habitação popular.

Esses projetos foram, quase todos, iniciados pela ex governadora Ana Júlia, mas boa parte deles não puderam ser finalizados em seu governo, sendo deixados em fase de execução e com recursos garantidos para o novo governo.

Entretanto, o governo Jatene, numa atitude pequena e cretina, além de "roubar" os feitos do governo federal, ainda tem o descaramento de fazer discurso de resgate social em obras herdadas do governo anterior. Foi assim na inauguração daquelas milhares de casas em Castanhal que Jatene tentou inaugurar antes da vinda da presidenta Dilma (não deu certo) e agora com a inauguração da urbanização do bairro Cabelo Seco, em Marabá.

Veja na matéria abaixo, 'copiada' do portal do governo do estado, o exemplo da dissimulação tucana:

Helenilson Pontes inaugura urbanização do bairro mais antigo de Marabá
Da Redação
Agência Pará de Notícias


O município de Marabá, no sudeste paraense, completa neste mês de abril 100 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data, o governo do Pará entregará nesta terça-feira (2) uma importante obra para a população: um conjunto de melhorias urbanas no bairro Francisco Coelho, considerado o mais antigo da sede municipal.

Com uma população pequena – de cerca de 3.500 moradores, distribuídos por 467 residências –, o bairro vai receber 48 novas unidades habitacionais, com toda a infraestrutura, incluindo abastecimento de água, esgotamento sanitário, vias pavimentadas, calçadas, drenagem e rede de energia elétrica. A urbanização do bairro e da área de entorno será inaugurada pelo governador do Pará em exercício, Helenilson Pontes.

O projeto de melhorias, executado mediante convênio entre o governo do Estado e o governo federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contempla, além dos blocos residenciais, obras de pavimentação; paisagismo; instalação de 5,6 quilômetros de rede de abastecimento de água, com 1,2 mil novas ligações residenciais; esgotamento sanitário em 1.040 residências; assentamento de 3,3 quilômetros de rede de drenagem de águas pluviais e construção de poços de visitas e bocas de lobo, além da construção de quiosques e quadra poliesportiva. Entre os benefícios há, ainda, um cais de arrimo na orla do Rio Itacaiúnas, com extensão de 300 metros.

A obra ficou paralisada por três anos (de 2008 a 2010), período em que 48 famílias foram desalojadas de seus imóveis. Agora, essas famílias receberão as novas unidades habitacionais.

Para Márcio Spíndola, titular da Secretaria de Integração Regional e Desenvolvimento Urbano (Seidurb), a obra, que beneficiará cerca de 5.600 moradores, do bairro Francisco Coelho e do seu entorno, resgata uma dívida histórica com a população marabaense.

Água – Ainda em Marabá, o governador em exercício visitará as obras de implantação e expansão de sistema de abastecimento de água, a cargo da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

As obras incluem a construção de uma Estação de Tratamento, que atenderá o Núcleo Cidade Nova. Recentemente, o governo do Pará garantiu recursos superiores a R$ 112 milhões, por meio de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, para financiar cerca de 50 obras em andamento no Estado, nas áreas de saneamento básico, urbanização e habitação, incluindo a nova Estação de Tratamento.

Texto:
Elck Oliveira - Secom



Leiam agora o que escreve hoje em seu blog a ex governadora Ana Júlia:

Mais uma obra inaugurada: Cabelo Seco, em Marabá
Na semana em que Marabá completa seu centenário, ficamos sabendo da inauguração de uma das obras mais icônicas que deixamos para aquela cidade. A obra de revitalização e tratamento de esgoto sanitário do bairro Francisco Coelho, o Cabelo Seco foi uma das primeiras do PAC Infraestrutura e Saneamento no Pará e enfrentou diversas dificuldades, entre elas os alagamentos a que o bairro está sujeito. Localizado na confluência dos rios Tocantins e Itacaiúnas, formado majoritariamente por moradias precárias, sem asfalto, drenagem, esgoto sanitário, o bairro é um dos mais pobres da cidade.


Foto: Antônio Silva - Ag. Pará
Com a inauguração de hoje, mais de 40 famílias recebem novas moradias. Com elas, mais dignidade e a possibilidade de um novo futuro se abre para elas. Mostra da preocupação com que os governos populares, como foi o meu, o do presidente Lula e da nossa querida presidenta Dilma, que juntos tornamos tudo isso possível.

Sempre tive muito carinho por Marabá e dediquei meu governo a prestigiar esta importante cidade. Enquanto governadora, estive em Marabá mais de 30 vezes e legamos à cidade obras importantes, que gostaria de recordar:

1 - Ampliação do sistema de abastecimento de água.

2 - Implantação do Centro de Integração Regional com 5 secretarias estratégicas para a região.

3 - Revitalização e tratamento de esgoto sanitário do bairro Francisco Coelho - Cabelo Seco

4 - Reforma da delegacia de policia de marabá bairro Cidade Nova

5 - Duplicação da pontes sobre o rio Itacaiúnas e da Br 230 até o km 06

6 - Construção do Centro de Referência e Assistência Social

7 - Entrega de licença prévia da ALPA

8 - Reconstrução e ampliação da Escola Gabriel Sales Pimenta

9 - Reforma geral da Escola Plínio Pinheiro

10 - Luz para todos - 5.108 novas unidades consumidoras

11 - Criação da 26ª zpol - bairro da Liberdade

12 - Infocentro do Arquivo Público de Marabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário