BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dilma cita Vargas e compara novo ministro a João Goulart

Dilma cita Vargas e compara novo ministro a João Goulart
Do UOL, em São Paulo, Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff cumprimenta o novo Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, durante cerimônia de posse em Brasília hoje (3)

Os discursos realizados na posse do novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, 33, na manhã desta quinta-feira (3), em Brasília, foram marcados pela comparação do político ao seu tio-avô, o ex-presidente da República e ex-ministro do Trabalho no governo Vargas, João Goulart (1919-1976), ao seu avô, o ex-governador do Rio Leonel Brizola (1922-2004), e pelas evocações ao “trabalhismo” e à participação do Estado na economia.

Além das menções do ministro, a própria presidente Dilma Rousseff destacou o sobrenome do escolhido para a vaga deixada em dezembro do ano passado pelo atual presidente do PDT, Carlos Lupi, envolvido em investigações de corrupção. O ministério era ocupado interinamente por Paulo Roberto Santos Pinto, ex-assessor especial e ex-secretário executivo de Lupi. Em um rápido discurso de despedida, Santos Pinto se dirigiu a Lupi --cujos feitos, disse, “a história vai contar”.

AOS 33 ANOS, BRIZOLA NETO DIZ SER NOVO PARA O CARGO

Já a presidente definiu ser “muito significativo” o ministério ser ocupado por um nome “que representa mais de meio século de lutas sociais, de defesa do interesse nacional e de conquistas pelos direitos dos trabalhadores”. Além de ministros e deputados, presidentes de centrais sindicais também acompanharam a cerimônia de posse.

“Não bastasse levar o sobrenome, o novo ministro carrega a história de seu tio-avô, João Goulart, que, em 1953, aos 34 anos, foi empossado ministro do trabalho do governo democrático de Vargas”, disse. “Assim, nomear como ministro Brizola Neto reforça em meu governo o reconhecimento da importância histórica do trabalhismo na formação do nosso país”, completou Dilma.

Já o novo ministro, que também fez referência a Vargas --em cujo primeiro governo, na década de 1930, o Ministério do Trabalho foi criado--, a Brizola e a Goulart, criticou o “receituário neoliberal” que "está lançando os jovens à fogueira" e defendeu a participação do Estado em funções reguladoras da economia.


Foto - O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão do cargo após reunião com a presidente Dilma Rousseff, na tarde do dia 4 de dezembro de 2011. Carlos Lupi deixou o cargo após a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendar sua exoneração MaisSérgio Lima/Folhapress

“Isso não quer dizer que as relações de trabalho não devem ser modernizadas”, defendeu o novo ministro. “Mas somos necessitados de que a presença do Estado em funções reguladoras se agilize, se simplifique e avance pela valorização do trabalhador. Essa visão não põe óbice à liberdade empresarial, mas queremos um desenvolvimento sustentável em que as empresas, mais modernas e eficientes, entendam o trabalhador como parte de seu capital”, justificou Brizola Neto.

Dilma, por sua vez, enalteceu os 2,440 milhões de empregos formais criados nos primeiros 15 meses de seu governo e classificou o feito e a queda da taxa de desemprego como "contraste gritante" à crise das economia dos EUA e de países europeus.

Porém, a presidente elencou “três grandes problemas a solucionar”, entre os quais a queda das taxas de juros –as quais, defendeu, precisam ser “compatíveis às praticadas no mercado internacional”--, a estabilidade do câmbio e “impostos mais baixos para assegurar a produtividade”.
Definição do nome

O nome de Brizola Neto foi anunciado pelo Palácio do Planalto na última segunda-feira (30). A decisão foi tomada depois de uma reunião da presidente Dilma Rousseff com o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Aos 33 anos, Carlos Daudt Brizola, nome de batismo de Brizola Neto, é o mais jovem ministro do atual governo. Neto do ex-governador Leonel Brizola (que morreu em 2004), ele nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e estava em seu segundo mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro. Mesmo sem vencer as últimas eleições parlamentares em 2010, Brizola Neto voltou à Câmara dos Deputados como suplente do deputado Sergio Zveiter (PSD).

Em 2009, Brizola Neto foi líder do PDT na Câmara. Em sua trajetória política, exerceu ainda o cargo de vereador pelo município do Rio, em 2004. Em seu blog, ele informa que começou a vida política aos 16 anos, ao lado do avô.

Ao participar da comemoração do Dia do Trabalho organizada por centrais sindicais na capital paulista, o novo ministro disse que as notícias de geração de mais empregos no Brasil vieram no momento em que há um ambiente econômico favorável, de aumento da renda do trabalhador, e que esse é o ambiente ideal para o avanço das lutas do movimento sindical e do conjunto dos trabalhadores. (Com Agência Brasil)


PS. Pra pensar um pouco...

No episódio que levou a fritura do ex ministro Carlos Lupi, o PIG (Partido da Imprensa Golpista) utilizou a exaustão o fato de que Lupi teria viajado num jatinho de um empresário que presidia uma ONG beneficiária de verbas do ministério. Ok.

Mas e agora, o que dizer do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e sua "amizade e compadrio" com o ex presidente da Delta, Fernando Cavendish, já que essa empresa recebeu cerca de R$ 1,5 bi do governador. Isso Pode ?!?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário