BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Rapidinhas Sobre a Divisão do Pará !!

*** PERGUNTAR NÃO OFENDE !!


Quem e por qual método foi determinado os limites do pretenso estado do Carajás, quem determinou essa quantidade de 38 municípios?

*** SIM É NÃO !!

Os defensores do SIM, pela divisão do estado, comandados pelo agora emancipacionista de plantão Duda Mendonça, vão tentar dizer à população que o SIM não é divisão é soma, ou seja, que votar pela retalhação do estado do Pará em três não irá enfraquecê-lo e sim fortalecê-lo. Em outras palavras, querem convencer que a criação de três novos estados pobres será melhor do que um só.

*** DIVIDIR PARA MULTIPLICAR. O QUÊ?

É isso. Na pobreza, o altruísmo diz que o essencial é dividir para multiplicar o pouco que se tem. Mas será que eles também vão dizer que essa multiplicação se trata de políticos, de orçamentos, de cargos públicos, de apadrinhamento, de interesses e por aí vai...

*** NÃO É SIM !!

Enquanto os defensores do SIM, pela divisão, se esforçam para não parecer divisionistas, os defensores do NÃO, contra a divisão, não fazem nenhum esforço para parecerem unidos. Do jeito que vai, a campanha contra a divisão do Pará será mais retalhada que a proposta em votação.

*** PLEBISCITO OU ELEIÇÃO

Aliais, se fizermos um esforço, não fica nada difícil de entender porque essa proposta de divisão prosperou. Os políticos só olham para os seus umbigos, seus interesses imediatos, o que na leitura dos divisionistas se transforma em argumento político. Agora mesmo nessa questão do plebiscito, o que está sendo reproduzida é a disputa pela prefeitura de Belém.

Os comitês contra a divisão estão sendo compostos por estratégias eleitorais, a ponto, inclusive, do candidato do prefeito Duciomar, por exemplo, querer comandar a campanha da divisão em dois e não três, criando uma frente contra somente a criação do estado de Carajás. Com isso garante um espaço próprio de atuação, sem o comando do concorrente e candidato do governador. Outros candidatos, que são parlamentares, optaram por criar uma frente parlamentar e por aí vai, ou não.

*** REDES SOCIAIS CRIAM MANIFESTAÇÕES AUTONOMAS

Enquanto políticos e lideranças não se entendem, vão se multiplicando nas redes sociais, manifestações autônomas, quase sempre motivadas por teores emocionais. Aos poucos a campanha tem se tornado isso mesmo, muita emoção, já que não há nada mais para mostrar mesmo. Do lado do NÃO, a questão é tratada como mero oportunismo político das elites sub regionais, por seu turno, do outro lado, o do SIM, trata-se de um suposto abandono e desgoverno.

Verdade seja dita, é certo que verdades e mentiras serão ditas em nome de ambos interesses e que o resultado do plebiscito não trará soluções imediatas, só problemas. Por isso é fundamental que as lideranças conduzam esse processo de forma inteligente e dentro do aceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário