BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Divisão do Pará: Plebiscito veio em hora errada !!

Nos últimos anos, o Pará vive uma das suas mais prósperas fases econômicas. Isso porque o governo do PT promoveu gigantescas mudanças estruturais na economia brasileira, que afetaram diretamente o crescimento econômico das regiões menos dinâmicas do país. 

Com os governos do PT de Lula e Ana Júlia, o Pará viu grandes obras e projetos, que eram sonhos antigos dos paraenses, saírem do papel. Podemos citar vários e vários exemplos tais como:

1) Implantação da ALPA e ALINE;
2) Conclusão das Eclusas de Tucuruí;
3) Construção do Porto de Marabá;
4) Duplicação da Transamazônica no trecho urbano em Marabá;
5) Construção das etapas 2 e 3 do Distrito Industrial de Marabá;
6) Construção da Hidrovia Araguaia- Tocantins;
7) Federalização da PA 150, no trecho Marabá - Conceição;

8) Asfaltamento da BR 163, a Santarém-Cuiabá e da Transamazônica;
9) Construção da UHE de Belo Monte;
10) Criação da UFOPA;
11) Implantação do Plano de Desenvolvimento do Xingú

12) Construção do Linhão do Marajo;

13) Implantação do Pólo de Biodiesel da Petrobras;
14) Implantação do Ação Metrópole;
15) Implantação do Bolsa Trabalho;
16) Implantação do NavegaPará;
17) Implantação do Programa Amazônia Legal;
18) Vários pontos de implanatção do Minha Casa, Minha Vida.
Alem disso, hoje o deputado Puty postou em seu blog (Cláudio Puty: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) que a presidenta Dilma anunciará amanhã a criação da UNIFESSPA, ou seja, mais um grande desejo da população paraense.

Contudo, em que pese todo volume de ações, a genda do Pará está centrada numa eventual divisão territorial, o que, na minha avaliação, pode representar um tremendo prejuízo ao estado, com o disperdício de uma grande oportunidade política de construção de uma agenda de desenvolvimento para estado.

Mesmo herdando do governo passado, do PT, uma conjuntura extremante favorável, com todos esses projetos em andamento, lamentavelmente, temos um governo que se elegeu sem nenhum projeto de desenvolvimento,  inventando uma Agenda Mínima que, no máximo, só pode ser vista como um plano político.


Portanto, o que temos visto atualmente é um governo inoperante e covarde, já que o governador vem se omitindo quanto ao plebiscito, além de uma divisão política das elites do estado em busca da sua melhor acomodação. Como consequência disso a perda da grande oportunidade que temos diante de nós.

Paciência !!

2 comentários:

  1. Economista Vicente:
    Dois assuntos importantes:

    1. É ridícula e ignorante a exigência de doutorado – até mesmo mestrado – constante do EDITAL Nº006/2011 – IDESP para concessão de bolsa de pesquisa para desenvolver Plano de Trabalho: “Elaboração de Estudos sobre a Divisão Territorial do Estado do Pará”. É um total desconhecimento de educação, de administração pública e do que significam os cursos de mestrado e doutorado. Existe indicativo de direcionamento do profissional, ou seja, há "cartas marcadas". Aproveitem e corrijam os erros gramaticais no Edital.

    2. O filho do SENADOR PUNGUISTA FLEXA RIBEIRO foi nomeado assessor especial 3 no governo do simão cerpinha.
    O irmão do Pioneiro foi nomeado e "desnomeado" por denúncia de nepotismo.
    E o filho do SENADOR PUNGUISTA FLEXA RIBEIRO vai continuar assessor? 

    ResponderExcluir
  2. Foi o ex-deputado Paulo Rocha quem viabilizou este Plesbicito.Com quais intenções não sei.

    ResponderExcluir