BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Parsifal 5.3: Usina de ondas está pronta no Ceará

Parsifal 5.3: Usina de ondas está pronta no Ceará


Usina de ondas está pronta no Ceará

shot002
Até o final do mês de junho a primeira usina na América Latina que converterá o movimento das ondas em energia elétrica entrará em funcionamento no porto de Pecém, no Ceará.
Os especialistas da Coppe, que desenvolvem a tecnologia no Brasil, asseguram que os cerca de 8 mil quilômetros do litoral brasileiro têm potencial para produzir 17% do total da base de energia elétrica hoje instalada.
A usina de Pecém, que com apenas duas turbinas abastecerá todo o complexo do porto, teve um custo aproximado, entre pesquisa, desenvolvimento e implantação, de R$ 15 milhões.
> Princípio de funcionamento
O princípio das usinas de ondas é o mesmo das hidrelétricas, mudando apenas o conceito mecânico: nessas a queda d’água move as turbinas, naquela o movimento das ondas transmitem-se à pistões que exercem alta pressão em câmaras fechadas que por sua vez transmitem-se às turbinas. A pressão gerada pelo vaivém das ondas chega a equivaler à quedas d’água de até 500 metros, conforme a intensidade da onda.
> O Brasil tem a melhor constância de ondas do mundo
O Brasil, “abençoado por Deus e bonito por natureza”, tem uma larga vantagem para a implantação desse tipo de usina, pois enquanto os litorais de outros países têm grandes intensidades de ondas somente em 20% do ano, aqui temos ondas médias em 70% do ano, o que faz com o aproveitamento das usinas seja quase 100% em um sistema integrado de redes de transmissão.
Precisamos só convencer as grandes empreiteiras e os governos de que as soluções mais caras e grandiosas nem sempre são as melhores soluções.
Veja abaixo um vídeo explicando o funcionamento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário