BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Embolou de vez...


Partido de Kassab vira 4ª força eleitoral após vitória no STF

PUBLICIDADE
FELIPE SELIGMAN
CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA
PAULO GAMA
DE SÃO PAULO
vitória do PSD de Gilberto Kassab ontem no STF (Supremo Tribunal Federal) o credencia desde já como a quarta força eleitoral do país.
Criado no ano passado pelo prefeito de São Paulo, o partido teve reconhecido pelo STF o direito a ter propaganda eleitoral na TV e financiamento público proporcionais à sua bancada na Câmara --a quarta maior, com 48 dos 513 deputados.
Oito dos 11 ministros concordaram com a tese. A decisão, que ainda será proferida hoje, já que Cármen Lúcia não estava presente, também possibilitará ao PSD cargos nas comissões do Congresso.
Até ontem, a regra dava tempo na propaganda eleitoral de TV e financiamento público significativos só às siglas que tivessem eleito deputados federais em 2010. Como o PSD foi criado em 2011, era tratado como "nanico".
Ontem, a maioria dos ministros entendeu que, como todos os deputados agiram com respaldo legal ao saírem de seus partidos originais para integrarem o PSD, esses políticos carregaram consigo os votos que tiveram em 2010.
A decisão beneficia todos os candidatos a prefeitos que se aliaram à nova sigla, entre eles o candidato à Prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB), que se aliou a Kassab e agora passa a ter o maior tempo na propaganda eleitoral que começa em agosto, à frente do seu principal adversário, Fernando Haddad (PT).
Além disso, Kassab agora ganha força para emplacar o seu ex-secretário de Educação Alexandre Schneider como vice na chapa de Serra.
Kassab afirmou à Folha que é "natural" que o vice não seja um nome filiado ao PSDB. "Confio no talento de Serra para a escolha."
Secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz diz que torna-se "absolutamente natural", Serra optar por Schneider.
Com a decisão de ontem, o partido deve arrecadar R$ 1,6 milhão por mês, além de cerca de 2 minutos em cada bloco de 30 minutos da propaganda eleitoral. Kassab comemorou a decisão do STF e disse que ela consolida "um partido bem estruturado".
Segundo o TSE, o PSD tirou votos de 20 siglas, inclusive do PT. O DEM, antigo partido de Kassab, foi o que mais perdeu. O senador Agripino Maia, presidente do DEM, diz que a alteração não muda o rumo das eleições municipais. "O jogo já estava jogado", disse, lembrando que termina sábado o prazo para a escolha de candidatos.
A ação negada ontem pelo STF foi subscrita por sete partidos que perderam quadros para o PSD. O relator, José Antonio Dias Toffoli, afirmou que a Constituição, quando estabelece a divisão proporcional do tempo de televisão, não limita o direito aos partidos que participaram das eleições anteriores.
Ele foi seguido por Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa, esse com argumento diferente. Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello votaram contra por entenderem que a divisão do tempo de TV deveria ser igual entre os partidos.
Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário