BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Aneel dá primeiro passo para cassar concessão da distribuidora Celpa

Concessionária do Pará tem 60 dias para apresentar plano de recuperação.
Na semana passada, Celpa entrou com pedido de recuperação judicial.
Fábio AmatoDo G1, em Brasília
Comente agora
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu nesta terça-feira (6) o primeiro passo para cassar a concessão da Celpa, empresa de distribuição de energia do Pará, que na semana passada apresentou pedido de recuperação judicial.

A agência determinou a abertura de um processo administrativo com envio à Celpa de relatório apontando suas falhas e transgressões. O documento estabelece ainda prazo de 60 dias para que a empresa apresente novo plano para corrigir essas falhas e recuperar a qualidade do serviço prestado aos consumidores paraenses.

Caso as medidas propostas pela Celpa não sejam consideradas suficientes, a Aneel pode recomendar ao Ministério de Minas e Energia que casse a sua concessão.

A decisão da agência não descarta a possibilidade de intervenção federal na distribuidora. Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a intervenção poderia ser determinada com o objetivo de garantir a prestação do serviço de distribuição de energia no Pará, já que há duvidas sobre a capacidade da Celpa de manter suas operações.

“É imperativo que essa agência monitore agora, com redobrada atenção, a prestação de serviço público pela Celpa”, disse o diretor André Pepitone, relator do processo analisado nesta terça-feira. Ele apontou que a distribuidora vem cometendo “graves infrações” nos últimos anos e “vem descumprindo o dever de prestar serviço adequado”.

Pepitone informou que a dívida liquida da Celpa era de R$ 2,2 bilhões ao final de 2011. Apenas entre 2010 e 2011, a concessionária pagou R$ 170 milhões em indenização aos consumidores do Pará por falhas na distribuição de energia e na qualidade do serviço. No ano passado, o estado registrou média de 106 horas de interrupções no fornecimento de energia, bem acima do limite de 28 horas estabelecido pela Aneel.

O diretor-geral da agência, Nelson Hübner, avaliou que a situação da Celpa é difícil e que, se medidas visando a recuperação econômica da empresa e da qualidade do serviço prestado por ela não forem tomadas de imediato, a tendência é que a Celpa “caminhe muito rapidamente para um processo de caducidade” da concessão.

Dificuldades
O presidente do Conselho de Administração da Celpa, Jorge Queiroz de Moraes Junior, disse durante a reunião que a empresa chegou à atual situação devido a vários problemas, entre eles percentual alto de furto de energia (32%), pagamento de grande volume de multas e retorno insuficiente dos investimentos feitos.

De acordo com ele, a direção da Celpa decidiu pela recuperação judicial devido ao agravamento das suas condições financeiras após o corte do crédito pelos bancos motivado por notícias de que a empresa poderia ser vendida. Ele afirmou que os bancos passaram a “sequestrar” o dinheiro das contas da distribuidora.

Junior disse, porém, que tem “absoluta consciência e convicção da viabilidade da Celpa” e que a empresa “poderá se recuperar e voltar a ser rentável” se tiver “justa remuneração” por seus ativos. Ele também afirmou que a empresa vai manter a prestação do serviço aos consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário