BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Juros do FNO precisam cair urgentemente. Já !!

A queda da taxa Selic para 8%, expõe uma necessidade imperiosa do governo federal promover mudanças, também para baixo, nas taxas de juros cobradas nos financiamentos com recursos do Fundo Constitucional Norte, o FNO, operacionalizado exclusivamente pelo Banco da Amazônia.

Ocorre que o FNO tem por finalidade constitucional financiar o desenvolvimento da região com as menores taxas de juros do mercado. Isso porque o Fundo foi criado para subsidiar financeiramente o crescimento econômico regional, principalmente através desse crédito diferenciado.

Contudo, com a manutenção das taxas atuais cobradas pelo FNO, as grandes e médias empresas, bem como os grandes e médios produtores rurais, passam a pagar taxas de juros maiores que a taxa Selic, sendo a taxa para os grandes majoradas em 10% a.a e para os médios 9% a.a., sem levar em consideração o Bônus de Adimplência, que reduz as taxas em 15%, ou seja, de uma forma geral, as taxas pagas são de 8,5% e 8,01% a.a, respectivamente.

Portanto, é fundamental que o governo reveja urgentemente as taxas de juros do FNO, pois, da forma que está, fere, inclusive, seus preceitos constitucionais, inviabilizando os financiamentos com recursos do Fundo.

Pode ficar pior
E como tudo que está ruim pode piorar, a diretoria atual do Banco da Amazônia, insensível, ainda impôs uma tarifa de 1% sobre o valor dos financiamentos do FNO, a título de Estruturação de Negócios. Um engodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário