BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vítimas do Escalpelamento: Um drama da Amazônia !!

Ontem, já no final da tarde, "zapeando" o controle da Tv, em resposta a quase psicótica mania masculina de não conseguir assistir a mais do que 10 minutos consecutivos de tv no mesmo canal, acabei encontrando uma reportagem do Programa do Gugu, na Rede Record, que abordou o problema dos acidentes com escalpelamento na região amazônica, em particular no estado do Pará. A reportagem pode ser vista acessando o link abaixo.

Conheça o drama das mulheres que perderam grande parte do couro cabeludo

Para além da habitual linguagem performática do conhecido apresentador, o fato a ser destado não é só a sua benevolência em "presentiar" a associação das mulheres escalpeladas com a construção de uma sede própria para o desenvolvimento de seu trabalho de assistência social; nem mesmo o fato de que o programa doará uma linha completa de equipamentos destinados a produção de perucas. Destaco o que, ao meu ver, foi, de fato, o mais importante da abordagem:

1) A importante promessa do apresentador de ajudar, principalmente com campanhas explicativas, na prevenção desse tão doloroso acidente. O apresentador colocou-se a disposição, junto com a Rede Record para contribuir com ações que possam ajudar de alguma forma a evitar esse tipo de acidente;

2) A reportagem mostrou a obstinação de uma Assistente Social, que não me recordo o nome agora, que mesmo sem ter nenhuma estrura, luta diariamente para ajudar a diminuir a dor dessas pessoas e de seus familiares, dor essa que é muito maior que a dor física, ainda que está última acompanhe essas pessoas para o resto de suas vidas;

3) O programa mostrou que as pessoas vítimas desse acidente recebiam, até 2006, somente tratamento médico hospitalar numa ala da Santa Casa e que só apartir de 2007, o tratamento pós médico, psicológico e social foi implantado como política de saúde pública, deslocado para uma clínica específica, numa área não hospitalar.

Essa matéria televisiva serve também para levantar uma grande preocupação que ronda a política de saúde no estado, ou seja, até que ponto o ajuste neoliberal do Jatene no estado não inviabilizará essas importantes instituições de auxílio psiquiátrico, psicológico e social?

Será que Jatene, como fez em seu primeiro mandato, irá retrosceder nas políticas de saúde pública, entendendo que as chamadas "Casas de saúde" ou Centros e Unidades de Referência, que tratam de questões específicas aumentam o custeio da máquina estatal, entendendo saúde pública como aquela que é meramente hospitalar?

Aqui mesmo no blog já mencionei esse tema na postagem "Em Defesa do CAPS !!", onde abordo a insegurança dos profissionais daquele Centro, a respeito da sua continuidade ou não.

Tomara que o governador tenha o mínimo de prudência !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário