BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

No Princípio era o Verbo !!

Parece incrível como nos últimos dias o Pará deixou de ser um estado “parado” para se transformar num estado que pode dar um salto para o futuro nos próximos quatro anos.

É como se aquele Pará da campanha eleitoral do Jatene, de uma hora para outra deixasse de existir e desse espaço para o Pará real, este que caminha a passos rápidos para uma verdadeira mudança de sua condição econômica.

Isso na verdade se deve a um “fenômeno” de comunicação, muito comum na política brasileira: a existência do PIG, o chamado Partido da Imprensa Golpista.

O PIG tupiniquim, unificado em torno da campanha do Jatene, construiu um Pará imaginário, que culminou com o slogan da campanha tucana que afirmara que a governadora Ana Júlia teria desperdiçado a chance de aproveitar a relação privilegiada que tinha com governo federal para alavancar os investimentos no estado.

Esse fato ficou muito claro por ocasião da vinda do presidente Lula para dar início às operações de construção da ALPA em Marabá, onde a matéria publicada pelo Diário, naquela dia, dizia que o presidente veio “inaugurar” movimentação de terra, desconhecendo no entanto que a terraplanagem é a primeira etapa de qualquer obra gigantesca como esta.

O PIG tupiniquim jamais informou aos seus leitores o esforço feito pela governadora e pelo próprio presidente Lula para que a Vale trouxesse de volta para o Pará a ALPA e o pólo industrial de aço que o governo tucano já havia perdido para o Maranhão. Ou ainda, que a governadora junto com o ministro do MDA, conseguiram trazer de volta para o Pará a Petrobras, que também deixou o estado no primeiro governo do Jatene e que agora irá transformar o Pará no maior pólo de produção de biodiesel do mundo, na região de Tomé-Açu.

O PIG não comunicou aos seus leitores que, o linhão do Marajó, uma obra de R$ 500 milhões, foi um pedido de Ana Júlia ao Lula; que o porto de Marabá foi inserido no PAC por articulação da governadora; que a construção da UHE de Belo Monte foi condicionada a elaboração e implantação de um plano de desenvolvimento sustentável para a região do Xingú; que Ana insistiu na conclusão das eclusas de Tucuruí e na hidrovia Araguaia/Tocantins como uma obra importante para o desenvolvimento do estado; assim como os asfaltamentos em curso da Rodovia Transamazônica e BR 163, a Cuiabá-Santarém.

O PIG ontem, tanto Liberal quanto Diário, ressaltarem de forma espetacular o salto que o Pará pode dar nos próximos anos, com a revolução de transporte e logística que está para ocorrer no estado, com a implantação de novos pólos econômicos, com os vultosos investimentos já garantidos do governo federal, com os diversos projetos que a governadora Ana Júlia aprovou e que foram incorporados ao PAC.

Pois é, no “Princípio era o Verbo”, ou seja, a Comunicação, ou melhor, como ela chaga à sociedade. Para o PIG tupiniquim é como se tudo isso tivesse acontecido agora, nesses primeiros dezesete dias do ano.

É isso !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário