BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Falha Nossa !!

O IPEA lançou hoje estudo sobre o panaroma do setor de transporte aéreo no Brasil. O estudo visa "passar a limpo" a necessidade de novos investimentos no setor. A própria Infraero, responsável pela infraestrutura dos aeroportos brasileiros, diz que irá investir cerca de R$ 5 bi nos próximos anos no setor.

Contudo, a preocupação que me veio de cara, ao assistir uma entrevista de um dos coordenados da publicação, que disse algo como o seguinte (não literal): "Os recursos são escassos, por isso é preciso concentrar os investimentos".

A eficiência dos investimentos não está na sua concentração, mas, exatamente o contrário, numa distribuição que seja capaz de gerar igualdade e oportunidades para todo país. Aliais, como bem lembrou a ex ministra Dilma, em entrevista no Jornal do SBT, "Lula mostrou ser possível crescer distribuindo renda no Brasil. Quebrou um tabú econômico do país".

Para nós amazônidas, que já estamos cansados das agruras do histórico processo de concentração de renda e desigualdades regionais, é preocupante ver um pesquisador do IPEA defender posição tão retrógrada quanto essa. Até porque o IPEA é sem dúvida uma das instituições que mais produziu, e produz, conhecimento sobre o tema. Quero crêr se tratar de uma frase infeliz. Impensada no momento.

O problema é que em tempos de Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, defender concentração de investimentos é, na prática, determinar que a FIFA/CBF, duas entidades de seriedade questionável, estariam prestes a estabelecer toda lógica dos investimentos públicos no país nos próximos quatro/cinco anos. Coisa da qual eu já andei escrevendo por aqui.

2 comentários:

  1. (Para nós amazônidas, que já estamos cansados das agluras do histórico)

    AGLURAS = errado


    AGRURAS = Correto (R)

    ResponderExcluir