BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lanterna dos afogados



É impressionante como em política as coisas mudam muito rapidamente.


Depois de ameaçar pedir prévias no PT para definição da candidatura ao governo estadual, a tendência PT pra Valer se mostra agora a principal aliada da DS na defesa da governadora Ana Júlia, realmente demonstrando que a disputa era pontual e que a solução encontrada, de fato, resolveu o problema. Contudo, após servir aos propósitos da Unidade, Zé Geraldo se viu frente a uma “sinuca de bico” onde a sua reeleição está seriamente ameaçada.

Em minha avaliação pessoal, acho que a Unidade nunca focou na Casa Civil, queria sim, enfraquecer a DS e estar no comando do governo, o que é até natural, mas, no bojo da crise, acabou abocanhando a Casa Civil.

De um lado, com o certo isolamento ao qual a DS acabou sendo submetida, a Unidade passou a conduzir praticamente sozinha o processo político, apoiada fortemente pela participação do ministro Padilha, fortalecendo a posição daqueles que não abrem mão da aliança com o PMDB, custe o que custar, caso do pessoal da Unidade, motivados pela possibilidade de ter o segundo voto de senador dos eleitores de Jader.

Por outro lado, a ida de Everaldo Martins para Casa Civil, muito menos do que enfraquecer a candidatura do Puty ababou fortalecendo a candidatura do seu irmão, Carlos Martins, que também será candidato a deputado federal e que agora conta não só com a prefeitura de Santarém como também com a Casa Civil do governo para potencializarem sua eleição.

Ou seja, enfraquecido na capacidade de condução nacional do processo político e vendo seus concorrentes avançarem, e diga-se de passagem que a chapa do PT para concorrer a Câmara Federal está bem forte, o Dep. Zé Geraldo e sua tendência, o PT pra Valer, sentiram o golpe e resolveram partir pra cima.

Portanto, mediante a esse quadro exclusão política, não resta outra alternativa aos companheiros do PT pra Valer, se não se somar à DS na tentativa de pressionar o PT por uma definição imediata de sua estratégia eleitoral, passando obviamente pela antecipação do lançamento de Ana Júlia como candidata à reeleição pelo partido, conforme entendimento da postagem anterior que fiz.

No meu entendimento, é melhor tarde do que nunca. A DS e o PT pra Valer devem urgentemente definir as coisas no PT, essa passividade do partido é muito ruim e o PMDB não é um partido confiável. Podem muito bem estar nós cozinhando para tomar uma decisão que seja desfavorável e que não tenhamos mais tempo para reverter.

Um comentário:

  1. Lindo video(lanterna dos afogados)...adorei!
    Me lembrei daquelas tardes la na UFPA...Era tudo tao dificil, mas ao mesmo tempo tao bom,tao bonito...que pena que nao houve maturidade suficiente para superar todos os obstaculos e dificuldades...

    Ha muito,muito tempo atrás...
    Daquele cheiro de Marro no ar.
    Este perfume é inesquecivel.

    Marcou mesmo.

    Abraco,obrigada,e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir