.jpg)
Óntem, quando estava na academia, acabei interrompendo o treino para conversar com um amigo que é funcionário do Banco da Amazônia. Tivemos um longo papo a respeito da instituição, uma vez que sou consultor credenciado e portanto interessado direto no seu dia-a-dia.
Nessa conversa, dentre tantas coisas, faço destaque ao atual estágio que o Banco da Amazônia vem atravessando, que segundo nossa conclusão, tem haver com a implantação de várias mudanças que estão em andamento e que, infelizmente, não estão alcançando êxito.
Segundo esse funcionário, a atual gestão do banco está se esforçando para conduzí-lo para um perfil de atuação de mercado na qual a instituição não possui grande expertise, ou seja, na área do crédito comercial, que é muito focada na tecnologia e inovação de produtos, sendo que a sua tradição sempre foi no crédito de fomento. Como consequência da tentativa de mudança nesse perfil, com a promoção de tais mudanças, o banco tem encontrado algumas resistências, quer seja estrutural, principalmente tecnológica; de recursos humanos, com a mudança de filosofia; e até mesmo de mercado, já que a concorrência com os grandes bancos supõe maior agilidade de decisão, coisa que é muito difícil num banco pequeno, que precisa analisar melhor os riscos que venha a correr.
Em resumo, o clima na instituição não está favorável à atual gestão, na conversa, alguns dados que foram citados revelam o tamanho da dificuldade. Segundo esse funcionário, a performance do banco vem caindo de forma preocupante e já há quem acredite, sem motivo a meu ver, que isso pode estar no bojo de uma estratégia de incorporação pelo Banco do Brasil. Nada haver.

É preciso que a direção do banco dê uma resposta urgente a esses fatos, pois a instituição precisa de muito foco para cumprir sua missão e continuar ajudando a desenvolver nossa região. Não se pode abrir mão da importância desse instrumento, o Banco da Amazônia deve estar sempre forte e para isso é preciso que seus funcionários estejam engajados em sua defesa e principalmente no seu objetivo. Ouví-los já poderia ser um bom começo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário